Independentemente da data festiva, confeiteiros devem se preparar com antecedência para usufruir ao máximo da oportunidade de lucrar ainda mais com a venda de sobremesas tradicionais, tortas, bolos e docinhos de confeitaria.
No Natal, isso não é diferente! Por isso, se você ainda não sabe como se organizar para o evento ou quais são os melhores doces natalinos para vender na época mais festiva do ano, venha conferir as dicas que a Colibri preparou para você dar andamento na produção de doces que podem levar seus lucros para outro patamar!
Como planejar a produção de doces natalinos para maximizar seus lucros
Por ser uma data comemorada por boa parte dos brasileiros, o Natal é ideal para aumentar o volume de vendas com a produção de docinhos especiais, que levam ingredientes sazonais em seu preparo. Além de se preparar para a data, é fundamental levar alguns pontos em consideração para garantir um lucro elevado. Veja como se planejar para o evento:
1. Escolha os doces natalinos mais populares para vender
Quem comemora o Natal sabe que o panetone é de longe um dos doces mais populares da data. A receita de origem italiana, seja na versão que leva frutas cristalizadas em seu preparo, ou a opção com chocolate ou doce de leite, é aguardada durante todo o ano e costuma ser servida em ceias ou no café da manhã. Mas, ela não é a única estrela da data, existem outras opções tão famosas quanto:
- Pavê;
- Pudim;
- Manjar;
- Mousse;
- Rabanada;
- Cheesecakes;
- Tortas folhadas;
- Bolos recheados;
- Biscoitos temáticos.
Dá para notar que as receitas tradicionais são os maiores destaques do Natal, não é mesmo? Por isso, esse é o momento de desapegar dos docinhos clássicos de festas e abraçar a confeitaria tradicional!
2. Calcule o custo e defina o preço dos seus doces de Natal
Já escolheu as receitas que deseja vender neste Natal? Então, o próximo passo é calcular tudo o que você precisa para definir o preço final dos seus preparos, considerando que essa época traz preços competitivos, que devem ser lembrados justamente para entender se você irá trabalhar com doces unitários, combos ou até se vale a pena lançar promoções para atrair mais clientes.
Aliás, combinar essas duas opções é uma ótima estratégia: além das encomendas padrões, você pode disponibilizar kits de biscoitos e sobremesas por valores promocionais para suprir a demanda de eventos, desde os maiores até os intimistas, feitos para festas familiares.
Isso não só irá atrair mais clientes como irá proporcionar momentos especiais e cheios de sabor no Natal de muitas famílias e amigos — o que torna seu trabalho uma representação clara da confeitaria afetiva.
Receitas de doces natalinos: opções clássicas e irresistíveis
Para quem não tem tanto tempo ou mão de obra suficiente para criar um catálogo amplo de doces natalinos para vender, optar pelo clássico sempre será a melhor opção. A seguir, veja como preparar duas receitas tradicionais de Natal simples e fáceis de reproduzir em grande escala: o panetone artesanal e os biscoitos decorados!
Receita de panetone artesanal com nozes para vender no Natal
Como você já sabe, o panetone é a receita mais popular do Natal, mas as opções de mercado não chegam aos pés das versões artesanais, que apesar de caseiras, levam ingredientes de alto padrão em seu preparo. Veja como prepará-lo:
Ingredientes
- 2 ovos;
- 2 gemas;
- 1 gema para pincelar;
- 1 colher de chá (5 g) de sal;
- 200 g de frutas cristalizadas;
- 1 xícara de chá (240 ml) de leite;
- 1/2 xícara de chá (172 g) de mel;
- 1/2 xícara de chá (100 g) de açúcar;
- 2 envelopes de fermento biológico;
- 5 colheres de sopa (60 g) de manteiga;
- 200 g de uvas-passas pretas sem sementes;
- 100 g de amêndoas em lascas para polvilhar;
- 1 colher de sopa (15 ml) de essência de panetone;
- 5 xícaras de chá (750 g) de farinha de trigo peneirada.
Veja: as principais técnicas de confeitaria para você aprender!
Modo de preparo
- Em uma panela com fundo grosso, adicione o leite e o açúcar e aqueça-os em fogo baixo até ferver;
- Passe a mistura aquecida para outro recipiente e aguarde até atingir uma temperatura morna. Em seguida, adicione o fermento em pó e mexa bem até dissolver;
- Aos poucos, adicione 1 xícara de chá de farinha de trigo aos demais ingredientes, mexendo bem até obter uma mistura homogênea;
- Cubra o recipiente com plástico filme e deixe a massa descansar por aproximadamente 15 minutos;
- Durante o tempo de descanso, pegue uma panela, adicione a manteiga e o mel e aqueça por 3 minutos ou até ferver. Depois, transfira a mistura para outro recipiente até que a temperatura seja reduzida;
- Com a mistura morna, acrescente as gemas, os ovos, o sal e a essência, misturando tudo muito bem. Reserve;
- Em outro recipiente, peneire a farinha de trigo, misturando delicadamente até incorporar à massa que estava descansando. Neste momento, alterne a farinha e o creme de ovos, tomando cuidado para não empelotar;
- Leve a massa para uma bancada previamente higienizada e comece a sovar a massa até obter uma textura bem lisa;
- Coloque a massa novamente em uma tigela, cubra-a com plástico filme e deixe descansar por mais 1 hora para que ela cresça bem;
- Após o tempo de descanso da massa, abra-a com as mãos e acrescente as uvas-passas e frutas cristalizadas aos poucos;
- Depois, enrole a massa, formando uma espécie de rocambole e divida em 2 partes iguais. Leve-as para formas próprias para panetone e deixe crescer mais um pouco;
- Após cerca de 30 minutos, pincele a massa com a gema, adicione as amêndoas e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos ou até que a massa doure bem;
- Retire os panetones do forno e deixe descansar até atingir a temperatura ambiente. Se preferir, complemente com uma calda açucarada;
- Pronto! Agora é só embalar os panetones com embalagens especiais de Natal e disponibilizá-los para venda.
Biscoitos decorados de Natal: como fazer com passos simples
Os biscoitos decorados também são queridinhos no Natal. Coloridos, divertidos e com temáticas natalinas, eles são ótimas opções para presentear a família e os amigos — sem falar que são supersaborosos, já que são decorados com glacê real! Vem aprender como preparar!
Ingredientes
- 1 ovo;
- 1 gema;
- Glacê real;
- Corante alimentício;
- 250 g de farinha de trigo;
- Essência de baunilha;
- 100 g de açúcar de confeiteiro;
- 100 g de margarina sem sal.
Modo de preparo
- Comece misturando a manteiga e a farinha, formando uma massa base;
- Aos poucos, acrescente o açúcar, o ovo, a gema e a essência de baunilha, misturando bem até obter uma massa bem lisinha;
- Com o auxílio de plástico filme, envolva completamente a massa dos biscoitos e refrigere por cerca de meia hora;
- Após a pausa, abra a massa, garantindo que ela fique bem fina, com aproximadamente 0,5 centímetros;
- Corte a massa utilizando os moldes para criar formatos temáticos de Natal. Depois, transfira tudo para uma forma e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos ou até que os biscoitos fiquem dourados;
- Assim que os biscoitos atingirem a temperatura ambiente, decore-os com o glacê real já tonalizado e reserve;
- Quando o glacê estiver sólido, é só embalar os biscoitos em embalagens temáticas e disponibilizá-los para venda!
Invista em embalagens diferenciadas para vender doces natalinos
Todo confeiteiro sabe que até mesmo os docinhos mais bonitos precisam de uma embalagem temática para chamar ainda mais atenção em datas comemorativas.
Nesse momento, soltar a criatividade é fundamental para valorizar seus doces e atrair ainda mais clientes. Por isso, use e abuse de forminhas, caixas decoradas, embalagens temáticas, laços e fitas para deixar os preparos ainda mais atrativos.
Mas, se a decoração for o ponto forte dos seus docinhos, uma embalagem transparente basta — só não vai esquecer de adicionar um laço para dar aquele toque delicado que todo mundo ama!
Considere vender online para atingir mais clientes
Muitos confeiteiros já contam com uma rede de clientes fidelizados, mas é importante aproveitar as datas comemorativas para ampliar o seu público e, de quebra, lucrar ainda mais — e uma ótima forma de fazer isso é vendê-los online!
Nesse caso, você pode contar com as principais plataformas online, como Instagram e WhatsApp para divulgar seus docinhos. Crie um cronograma de publicações com promoções e fotos gastronômicas, envie mensagens para os clientes já fidelizados com kits especiais de Natal e lembre-se: ofereça um atendimento personalizado para garantir que eles continuem comprando com você!
Gostou do post? Então, continue navegando pelo blog da Colibri Festas e confira mais conteúdos que, assim como este, trazem dicas assertivas de como aproveitar datas sazonais e estratégias de marketing para aumentar seus lucros por meio da confeitaria. Aproveite e confira nosso conteúdo especial sobre como fazer fotografias gastronômicas como um recurso para vender mais!