Quantos docinhos por pessoa na sua festa? A Colibri responde!

Não tem nada melhor do que poder celebrar momentos importantes, como aniversários e casamentos, com uma bela festa que reúne toda família e amigos, não é? Só que mesmo com toda a animação para organizar perfeitamente o espaço para receber seus convidados, algumas decisões precisam ser bem tomadas para não pecar pela falta ou pelo excesso no grande dia.

Uma dessas escolhas é sobre quantos doces são ideais por pessoa presente no evento — uma questão que chega a todos e deve ser respondida após uma boa análise de todo o menu servido e das possíveis vontades dos convidados — desde as clássicas receitas de brigadeiro até as requintadas de camafeu. Parece complexo, certo?

Mas nós, da Colibri, chegamos aqui para te mostrar que esse cálculo não é nada complicado e que dá para deixar todo mundo satisfeito com a mesa de bolo e guloseimas na medida certa. Acompanhe a leitura para ficar por dentro de tudo!

Como fazer o cálculo de doces por pessoa?

O cálculo dos docinhos para qualquer festa deve ser sempre feito após ter em mãos o número exato de convidados. Isso porque, para evitar desperdícios, boa parte das confeitarias fazem contratos por unidade de doce — além, é claro, de considerarem a complexidade da guloseima e o valor dos ingredientes necessários para prepará-la.

Para te ajudar a fazer as contas, vamos usar como base uma festa com 100 convidados, já que fica mais fácil multiplicar ou dividir esse número conforme a sua lista. Existem dois cenários nos quais essa galera pode se encontrar:

  1. Com sobremesas servidas antes dos docinhos — aqui, uma média de 5 doces por pessoa é o suficiente;
  2. Sem sobremesas servidas antes dos docinhos — aqui, uma média de 6 a 8 docinhos por convidado é mais adequada.

Portanto, nosso evento com 100 convidados precisará de 500 unidades para a situação 1, enquanto a situação 2 indica algo entre 600 e 800 peças. Ah, além disso, é preciso considerar quantas dessas pessoas são crianças, que comem uma média de 4-5 docinhos, e quantas possuem alguma restrição que descarta a possibilidade das guloseimas para elas.

Escolhendo a quantidade de sabores de docinhos

Além do cálculo de doces por pessoa, é importante definirmos o quê, exatamente, essa galera vai saborear, não é? Nossa dica aqui é manter o menu mais simples possível, com um sabor diferente para cada 100 docinhos. Ah, e escolha variações de ingredientes sempre procurados, como receitas de chocolate, frutas e nozes, para agradar a todos os paladares com mais facilidade!

Como fazer o cálculo de bolo por pessoa?

O cálculo de bolo por pessoa não poderia ficar de fora dessa conversa — afinal, esse é o grande protagonista de qualquer mesa de docinhos e o que vai fazer sucesso nas fotos gastronômicas do evento, certo? Só que, diferente das mini guloseimas, esse grande prato deve ser calculado pelo peso, já que é dessa forma que ele é encomendado em confeitarias.

Em média, uma pessoa como de 60g a 100g de bolo, nos levando a definir uma peça de 6kg a 10kg para nossa festa com 100 convidados. Mas, claro, considere que alguns convidados dão preferência ao bufê salgado + docinhos, que tendem a acabar mais cedo, e podem não querer uma fatia — isso já ajuda a reduzir, mesmo que 1kg, o peso final do produto.

Escolhendo o sabor e estilo do bolo

Escolher o sabor e estilo do bolo é tão importante quanto calcular a quantidade ideal da peça para servir na festa. É preciso escolher massa e recheio democráticos para agradar pessoas de todas as idades, desde aquelas que gostam da combinação de chocolate com cremes àquelas que preferem frutas cítricas.

Quanto ao visual da peça, escolha aquele que representa a paleta de cores do evento, seja nos detalhes da pasta americana ou na cor dos confeitos usados para finalizá-la. Nos formatos, o redondo é super indicado para festas clássicas, enquanto os quadrados combinam perfeitamente com ambientes mais modernos.

Por que sempre investir numa mesa de doces na festa?

Investir numa mesa de doces para convidados da sua festa vai muito além de surpreendê-los com a variedade de sabores no menu servido. Esse elemento ajuda a decorar o ambiente de forma única, pois cada docinho tende a ter sua única identidade em cada formato e ingrediente que o compõem.

mesa de doces na festa

Por isso, esteja você planejando uma festa intimista, para poucos amigos e familiares, ou de grande impacto para mais de 200 convidados, não deixe de utilizar todo o conhecimento que adquirimos no papo de hoje. Garantimos que sua organização vai ficar muito mais fácil e você poderá aproveitar ainda mais seu grande evento.

Ah, quer ideias do que exatamente servir nesse menu de guloseimas? Então aproveite para conferir nossas dicas de doces para confeitaria de casamento, com receitas incríveis que vão deixar toda a galera desejando que a festa dure para sempre!

Colibri Festas

Colibri Festas

Somos a Colibri Festas, líder no mercado de confeitaria e decorações temáticas. Desde 2015, fornecemos os melhores ingredientes, artigos decorativos, embalagens e materiais diversos para tornar cada momento ainda mais especial. Aqui em nosso blog, você encontra sempre as melhores receitas e dicas de decoração, tendências e empreendimento do nicho. Seja você confeiteiro, decorador ou entusiasta, acompanhe-nos para se tornar referência em inovação e criatividade!

Deixe um comentário