Saboroso e super versátil, o pistache está entre uma das oleaginosas mais buscadas para receitas doces e salgadas do mundo todo. E não é que ele também está fazendo um baita sucesso nos preparos para essa Páscoa?
Das sobremesas para saborear pós-almoço aos docinhos para venda, existem inúmeras possibilidades para se fazer, mas nenhuma supera o ovo de pistache, seja trufado ou como ovo de colher, perfeito para surpreender família, amigos e clientes nessa época Pascal. E sabe qual a melhor parte? Ele é super fácil de fazer e rende muito.
Então continue a leitura deste post, porque hoje o blog da Colibri vai te ensinar tudo sobre esse preparo que vai ser a estrela da sua confeitaria!
Utensílios para fazer o ovo de pistache
Nenhuma receita doce é completa sem os utensílios de confeitaria certos, não é? Para esse ovo de pistache, a história não é diferente e é importante que você tenha os seguintes itens em mãos antes do preparo:
- 2 formas para chocolate em formato de ovo de Páscoa (capacidade para 350 g cada);
- 1 tigela de vidro ou metal com borda larga;
- 3 panelas fundas (uma para o banho-maria e outra para o recheio);
- 1 espátula de silicone;
- 1 pincel de silicone;
- Papel-manteiga.
Ah, e caso essa seja sua primeira aventura como confeiteiro, aproveite para conferir as 9 ferramentas essenciais de confeitaria no conteúdo completo que preparamos aqui no blog!
Ingredientes da casca do ovo de pistache
Para a casca do ovo de pistache, você vai precisar apenas de 700 g de chocolate em barra, de preferência o de confeiteiro. Aqui, é possível optar por qualquer tipo, seja branco, ao leite, meio-amargo ou amargo, já que tudo depende da preferência de quem vai consumi-lo.
Ingredientes do recheio de pistache
Para o recheio de pistache, a lista é um pouco maior, mas ainda bem simples em relação aos tipos de componentes. Anote aí:
- 100 g de pistache moído e torrado;
- 2 caixinhas de leite condensado;
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
- 1 caixinha de creme de leite;
- OPCIONAL: 1 colher rasa (chá) de pasta saborizante de pistache para intensificar o sabor.
Ah, se a ideia é fazer esse preparo para ovos de Páscoa de colher, é importante aumentar um pouco a quantidade, ok? Além disso, você também pode utilizá-lo como recheio e cobertura de bolos e outras sobremesas, se quiser!
Modo de preparo da casca do ovo de pistache
A casca do ovo de pistache pede bastante atenção no preparo, que se assemelha à receita do ovo de Páscoa tradicional, já que requer diversas camadas para chegar à espessura certa para o recheio. Então separe seus utensílios e siga o passo a passo abaixo:
1. Derreta o chocolate em banho-maria
Para fazer a casca do ovo, comece picando o chocolate em pedaços iguais, de preferência pequenos, coloque-os em uma tigela e reserve. Leve uma panela com água ao fogo até levantar fervura, desligue o fogo e coloque a tigela com o chocolate sobre ela, certificando-se de que a borda da tigela seja maior do que a da panela.
Com a ajuda de uma espátula de silicone, mexa o chocolate até que ele derreta por completo. Caso esteja muito quente, use um pano ou uma luva para proteger as mãos, ok? E você também pode fazer esse processo com a panela sobre uma bancada ou mesa para dar mais estabilidade.
2. Faça as camadas da casca do ovo
Essa etapa é a que pede mais paciência, pois precisa de algumas repetições e de tempo para o chocolate endurecer. Pegue a forma de ovo de Páscoa, o chocolate derretido e um pincel para seguir os seguintes passos:
- Despeje um pouco do chocolate nas formas e espalhe-o com a ajuda do pincel, cobrindo toda área com forma de ovo;
- Cubra as formas com papel-manteiga, vire-as para baixo e leve à geladeira por cerca de 30 segundos;
- Retire da geladeira e faça a segunda camada da mesma forma que fez a primeira, levando para gelar por mais 30 segundos;
- Repita o processo para a terceira camada e quantas outras forem necessárias para a casca chegar na espessura que você deseja.
3. Desenforme os ovos de pistache
Após fazer a última camada, leve as formas à geladeira por alguns minutos, até o chocolate cristalizar e ficar fácil de desenformar.
Caso fique na dúvida, um jeito fácil de saber se está pronto é quando as formas ficam opacas ao redor do chocolate, pois é um sinal de já não estarem mais grudadas nele. Assim que finalizado esse processo, reserve as cascas dos ovos de pistache na geladeira, cobrindo-os para não pegarem cheiro de algum outro alimento.
Modo de preparo do recheio de pistache
O preparo do recheio de pistache é bem fácil, especialmente se você já está acostumado a fazer receitas de brigadeiro. Com todos os ingredientes em mãos, siga as seguintes etapas:
- Coloque o leite condensado e o creme de leite em uma panela, misturando bem;
- Adicione a manteiga e o pistache torrado, mexa mais um pouco e coloque a panela em fogo baixo;
- Mexa o creme sem parar, até chegar ao ponto de brigadeiro mole;
- Despeje o creme em uma tigela, cubra-a com plástico filme e leve à geladeira até esfriar.
Montagem do ovo de pistache: 2 opções
Existem duas possibilidades quando se trata de montar o ovo de pistache: trufado ou de colher. Ambos são excelentes opções para vender, com o primeiro permitindo colocar até uma surpresa dentro, antes de fechá-lo, enquanto o segundo dá mais espaço para o recheio. Independentemente da escolha, garantimos que vai ser um sucesso!
Anote aí como fazer cada um deles:
1. Montagem do ovo de pistache trufado
Para o ovo de pistache trufado, é preciso derreter um pouco mais de chocolate de confeiteiro para fazer a camada final. Assim que ele estiver pronto, coloque de 2 a 3 colheres (sopa) do creme de pistache na casca pronta e espalhe, deixando uma camada fina rente às bordas e a maioria em direção ao fundo — 1 cm de espessura é o suficiente.
Em seguida, cubra todo creme com o restante do chocolate derretido e leve à geladeira até ficar completamente cristalizado. Ah, e você pode embalar o ovo com uma embalagem especial de Páscoa antes de entregá-lo para deixar o doce ainda mais incrível!
2. Montagem do ovo de pistache de colher
Caso decida fazer um ovo de pistache de colher, basta cobrir toda a casca de chocolate com o creme — faça uma porção extra para conseguir preparar todas as cascas disponíveis. Na hora de enfeitar, é possível usar uma infinidade de confeitos, como:
- Pingos de brigadeiro de pistache, feitos com o bico de confeiteiro;
- Pedaços de pistache sobre as bordas do ovo, deixando o creme exposto;
- Pingos de brigadeiro tradicional e de pistache intercalados, também feitos com bico de confeiteiro;
- Confetes ou granulados sortidos intercalados com algum bombom de sua preferência.
Viu só quantas possibilidades com uma única receita? Agora é só seguir nosso passo a passo e se preparar para ser o sucesso desse feriado. Ah, e se estiver a procura de alguma sobremesa Pascal simples, mas muito saborosa, aproveite para conferir o ovo de Páscoa de travessa que ensinamos em um post completo aqui no blog da Colibri!