Sabe aqueles bolos super decorados, cobertos por chantilly, que vemos em padarias, confeitarias e festas por aí? Com todos os detalhes e cores, pode parecer difícil replicar uma dessas peças em casa ou no seu negócio, só que não é bem assim.
Clássico ingrediente, esse creme neutro está presente em coberturas de diversos doces, sendo um dos queridinhos da confeitaria justamente por sua praticidade no preparo e no manuseio — além, é claro, de ser capaz de combinar com qualquer sabor.
E se você tem um evento chegando na agenda e deseja surpreender seu cliente e os convidados com uma massa coberta por esse ingrediente incrível, mas não sabe por onde começar, está no lugar certo. Hoje, a Colibri vai te ensinar como confeitar bolo com chantilly em 6 passos práticos, além de te dar dicas extras para não errar no processo. Continue a leitura para ficar por dentro!
PASSO 1: prepare todo o chantilly
Seja para confeitar o bolo com chantilly ou realizar qualquer outro processo culinário, é importante ter tudo o que precisa em mãos antes mesmo de dar início ao primeiro passo. Por isso, prepare o creme na quantidade adequada para cobrir toda a peça — e você pode realizar essa etapa de duas formas:
- Faça o chantilly do zero com creme de leite gelado e açúcar, batendo na batedeira até o ponto certo;
- Utilize misturas prontas, de caixinha ou saquinho, também finalizadas na batedeira por cerca de 10 minutos.
Lembre-se que o ponto certo é atingido quando você consegue virar a tigela de cabeça para baixo sem derrubá-lo. Ah, e se você quiser adicionar algum tipo de corante comestível para deixar o bolo ainda mais personalizado e convidativo, esse é o momento certo!
PASSO 2: coloque o bolo na base certa
Confeitar pede agilidade, certo? É por isso que mover o bolo da forma para uma base giratória ajuda muito na hora de cobri-lo com o chantilly, já que ela permite trabalhar a peça toda sem que você tenha que sair do lugar.
Mas lembre-se: é importante retirar o bolo da forma e transferi-lo para a base ainda morno, antes mesmo de levá-lo à geladeira para resfriar por completo. A massa gelada, assim como muito quente, pode dificultar o processo e até se quebrar, podendo atrasar seu trabalho.
PASSO 3: aplique o chantilly no topo do bolo
Agora, sim, é hora de começar a passar o chantilly no bolo, sempre começando pelo topo. Com a ajuda de uma espátula, um dos utensílios essenciais para confeitaria, aplique o creme na superfície da massa e espalhe-o com movimentos circulares até cobrir toda a área. Ah, lembre-se de limpar a lâmina após cada passada para deixar o processo mais eficiente, ok?
Quer descobrir o que mais é preciso ter em sua cozinha para fazer doces? Então, confira nosso post com a lista completa de materiais para confeiteiros iniciantes com 5 itens que vão deixar seu trabalho muito melhor!
PASSO 4: agora cubra as laterais do bolo
Após o topo, é o momento de confeitar as laterais do bolo com chantilly. Independentemente da massa ser quadrada, retangular ou redonda, é importante que as quinas sejam cobertas com a espátula de baixo para cima, pois isso evita que o excesso do creme se acumule no prato e seja difícil de limpar depois.
Aliás, aqui você também deve manter a lâmina do seu utensílio limpa após cada passada para remover os excessos e deixar sua peça visualmente nivelada — isso não só ajuda a melhorar a estética do bolo, como também a facilitar a aplicação de outros confeitos.
PASSO 5: crie detalhes com o bico de confeitar
Com o bolo todo coberto pelo chantilly, agora é hora de se jogar na criatividade com o saco e bico de confeitar, criando flores, ondas, cordinhas ou qualquer outro detalhe que você e/ou seu cliente desejar.
Ah, e sabe a ideia de acrescentar o corante no creme? É possível usar as cores diferentes nessa etapa para deixar a peça ainda mais bonita e arrasar naquela fotografia gastronômica para surpreender nas redes sociais!
PASSO 6: finalize com os confeitos certos
Falando em embelezar o bolo, que tal aproveitar que ele já está todo coberto e detalhado pelo chantilly para acrescentar um toque a mais de personalidade com confeitos para doces? Essa etapa não é obrigatória, mas a gente garante que vai deixar o resultado super especial.
Algumas das aplicações mais procuradas são:
- Pérolas de cereais para trabalhos requintados;
- Flores e/ou frutas frescas para bolos minimalistas e de verão;
- Granulado ou pó decorativo de confeitaria para trazer diversão.
Dúvidas frequentes sobre confeitar bolo com chantilly
Além de ter em mãos o passo a passo certeiro para passar o chantilly no bolo, é importante garantir algumas informações essenciais antes de iniciar o processo, como as que trouxemos para te responder, olha só:
Qual o momento certo para confeitar o bolo com chantilly?
O momento certo para confeitar o bolo com chantilly é quando a massa está resfriada. Caso esteja quente, o creme pode derreter e atrasar todo o seu trabalho, já que é preciso refazê-lo do zero.
Quanto tempo leva para confeitar o bolo com chantilly?
O processo de passar chantilly no bolo e confeitá-lo por completo demora cerca de 1 hora — mas esse tempo pode variar para mais, dependendo do tamanho da sua peça e da quantidade de detalhes que você e/ou seu cliente deseja no produto.
Quanto tempo antes da festa posso decorar o bolo?
Assim como qualquer recheio e cobertura de bolo, o chantilly deve ser aplicado, no máximo, um dia antes da festa para se manter fresco no sabor e na textura. Além disso, é importante armazenar a peça confeitada em uma base com tampa, num refrigerador bem limpo — isso evita que o doce absorva cheiros de outros alimentos ou que o creme rache por conta do ar.
E aí, curtiu nosso passo a passo de como passar chantilly no bolo? Agora que você tem essa técnica em mente, aproveite para ampliar ainda mais seu portfólio de confeiteiro com nossas dicas para fazer glaçagem em doces, com diversas opções de cores e sabores.
O blog da Colibri volta em breve com mais informações e receitas do mundo da confeitaria. Até lá!