Aprenda a fazer brigadeiro de Ferrero Rocher em 5 passos

Se tem um doce que é a verdadeira paixão nacional, é o brigadeiro. Toda sua cremosidade unida ao sabor, ao mesmo tempo, doce e amanteigado já o deixam sem igual, mas imagine só ser capaz de elevar ainda mais o nível dessa guloseima? É o que acontece quando o fazemos na versão Ferrero Rocher — isso mesmo, com o sabor do famoso bombom com avelãs da marca Ferrero!

Perfeita para servir como docinho para convidados em festas ou até para incrementar o cardápio da sua confeitaria, essa receita é super prática de fazer, pois precisa de pouquíssimos ingredientes e rende bastante. Quer saber como prepará-la? Então vem com a gente, pois hoje o blog da Colibri vai te ensinar o melhor brigadeiro de Ferrero Rocher em 5 passos!

Passo 1: reúna os ingredientes do brigadeiro

Para que o brigadeiro de Ferrero Rocher fique fiel à receita original do bombom, é importante garantir os ingredientes que mais se destacam no paladar quando comemos o comemos — que, no caso, são avelãs e chocolate. Por isso, antes fazer seus docinhos, certifique-se de ter em mãos:

  • 50g de avelãs trituradas;
  • 50g de chocolate meio-amargo;
  • 2 colheres (sopa) de Nutella, ou outro creme de avelã;
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 1 lata de leite condensado.

Passo 2: faça a massa do brigadeiro

O preparo da massa é a etapa mais importante em qualquer receita de brigadeiro, do tradicional de Ferrero Rocher, já que sua textura é o que garante um doce perfeito, ou não. Por isso, ao fazê-la, fique atento a todo momento dos seguintes passos:

  1. Com a ajuda de uma faicha, pique todo o chocolate meio-amargo em pedaços pequenos;
  2. Numa panela média, acrescente o chocolate, a Nutella, a manteiga e o leite condensado;
  3. Ligue o fogo na temperatura média/baixa e comece a mexer os ingredientes até que o chocolate derreta;
  4. Abaixe o fogo ao seu mínimo e siga mexendo a massa, deixando tudo homogêneo, até que comece a desgrudar da panela;
  5. Desligue o fogo, transfira a massa para um refratário e deixe-a esfriar.

Passo 3: prepare todos os confeitos

Enquanto o brigadeiro de Ferrero Rocher esfria, comece a reunir os ingredientes dos confeitos — que, nessa receita, vão por dentro e por fora do docinho. Aqui, vamos precisar de cerca de 30 avelãs inteiras e torradas, além de 200g de avelãs trituradas.

Ah, se você quiser dar um toque diferenciado e, de quebra, reduzir o custo dos seus docinhos, também é possível substituir metade das nozes por farofa de biscoito maisena, já que nosso bombom de inspiração também conta com bolacha em seu preparo.

Passo 4: enrole as bolinhas de brigadeiro

A massa esfriou? Agora é a hora de enrolá-la para dar forma aos brigadeiros de Ferrero Rocher!

Tenha sua mesa bem organizada e com tudo o que precisa para o processo, pois, após sujar as mãos, pode ser incômodo ter que se levantar. O ideal é ter o refratário com a massa, as avelãs inteiras e um recipiente vazio (e untado!) para colocar as bolinhas — ah, e ter um pouco de manteiga para untar as mãos ocasionalmente evita que o docinho fique grudado.

Para fazer as bolinhas, pegue cerca de 2/3 colher (sopa) de massa, faça um disco, posicione uma avelã em seu meio e enrole. Então, é só repetir o processo até que todo o docinho acabe e pronto!

Passo 5: enfeite seus brigadeiros de Ferrero Rocher

O último passo é também o mais tranquilo e onde você pode se jogar na criatividade. Nossa sugestão de confeito para os brigadeiros de Ferrero Rocher é bem clássica, mas nunca falha em fazer bonito na hora das fotografias gastronômicas para redes sociais e cardápios.

Basta passar as bolinhas em um prato com avelãs trituradas, até que elas fiquem totalmente cobertas. Depois, vá posicionando os docinhos em um refratário, ou, de preferência, nas embalagens decorativas onde serão servidos. Simples, não é?

Mas, claro, também é possível testar outras finalizações para esse e qualquer outro doce. Algumas ideias interessantes incluem:

  • Misturar granulado às avelãs para passar nos brigadeiros;
  • Preparar uma farofa de nozes sortidas, como amendoim e castanha-de-caju, para diferenciar ainda mais o sabor;
  • Usar o bico de confeiteiro para confeitar o topo dos docinhos com Nutella;
  • Passar os brigadeiros por uma camada fina de chocolate derretido e deixá-los resfriando por algumas horas — aqui, o visual fica muito fiel ao bombom original, deixando a galera ainda mais surpresa ao descobrir a cremosidade extra na primeira mordida.

A verdade é que possibilidades não faltam quando se trata de fazer seu brigadeiro de Ferreiro Rocher, ou qualquer outro preparo de confeitaria. E aí, gostou de aprender essa receita? Então aproveite para descobrir as 10 melhores receitas com Nutella, das comidas às bebidas, e se aventure todos os dias na cozinha com a ajuda do blog da Colibri!

Colibri Festas

Colibri Festas

Somos a Colibri Festas, líder no mercado de confeitaria e decorações temáticas. Desde 2015, fornecemos os melhores ingredientes, artigos decorativos, embalagens e materiais diversos para tornar cada momento ainda mais especial. Aqui em nosso blog, você encontra sempre as melhores receitas e dicas de decoração, tendências e empreendimento do nicho. Seja você confeiteiro, decorador ou entusiasta, acompanhe-nos para se tornar referência em inovação e criatividade!

Deixe um comentário