O São João é uma das épocas mais queridas e celebradas do Brasil, quando as casas, escolas, ambientes de trabalho e demais lugares são invadidos pela decoração colorida, comida boa e aquele arraiá que só nós, brasileiros, sabemos fazer, não é mesmo?
E o segredo para montar uma festa junina inesquecível está na organização. Por isso, separamos algumas dicas simples para te ajudar na prática. Então, já prepare sua caneta e o seu caderno de anotações para registrar cada passo dessa celebração. Vamos começar!
10 passos para organizar sua festa junina
Você deve pensar de forma personalizada para deixar a festa com a sua cara, se planejando com estratégia e atenção à organização do evento.
Tudo isso por meio de detalhes mais básicos, como local, horário, quantidade de pessoas, comida e orçamento. Confira nossas principais dicas:
1. Faça um orçamento para a sua festa junina
Fazer um orçamento pode ser intimidador para algumas pessoas, mas ele é fundamental na realização de qualquer evento. Por isso, a dica é pesquisar o que você desejaria ter na sua festa e se perguntar o quanto você está disposto a gastar. Após definir esses valores, os próximos passos ficam mais fáceis.
Lembre-se de já calcular esse valor com uma margem de segurança, para o caso de emergências, separando o dinheiro para cada parte da festa, como decoração e comida.
2. Defina a quantidade de pessoas
O número de convidados é um dos passos mais importantes, já que é com ele que você cria uma base do valor investido no evento, além da quantidade de comida que será feita para a festa.
Por isso, considere a capacidade máxima do local disponível para o evento, criando uma noção de quantas pessoas você irá convidar, sem deixar de celebrar esse momento com os seus amigos e familiares!
3. Crie um cronograma para a sua festa junina
Afinal de contas, como montar um cronograma para a sua festa junina? A resposta é mais simples do que parece, você só precisa pensar em uma lista de atividades que gostaria que seus convidados aproveitassem durante a celebração. Caso o orçamento permita, a dica é investir em:
- Pescaria;
- Bingo;
- Correio elegante;
- Boca do palhaço;
- Touro mecânico;
- Concurso de melhor fantasia.
4. Monte uma playlist de músicas temáticas
Uma festa boa é uma festa com música! Por isso, não economize na seleção de músicas para tocarem durante o evento, selecionando canções mais famosas ou as que se encaixam melhor na temática. Se você quer poupar esse trabalho, também pode escolher playlists já prontas que estão disponíveis na internet ou em aplicativos.
É importante ressaltar que, se o seu orçamento permitir, a ideia de uma banda como atração ao vivo também é interessante!
5. Divulgue sua festa junina
A divulgação não pode ser deixada de lado, então, separe um tempo para produzir e organizar os convites. Você pode confeccioná-los de forma manual, com mais personalização, ou de maneira mais simples pela internet.
Atualmente, existem diversos aplicativos de edição online e gratuita, em que você pode montar seus convites, deixando-os com a cara da sua festa.
6. Decore o ambiente para a festa
Aqui você pode soltar a sua imaginação! A parte da decoração é o que vai dar mais destaque para a festa, então, coloque bandeirolas, balões, toalhas de mesa, fogueiras, barracas, enfeites, palhas de milho e etc.
A decoração acaba deixando o ambiente mais festivo e convidativo, estimulando a diversão entre seus convidados, então, a atenção nesta etapa deve ser redobrada!
O mais interessante é que você pode preparar essa parte manualmente, através de materiais encontrados em papelaria, ou então investir em itens completos para Festa Junina vendidos em lojas especializadas.
7. Faça acessórios para as fantasias
Uma forma de agradar seus convidados é deixar um espaço separado com alguns acessórios que possam incrementar na fantasia do pessoal. Você pode comprar chapeuzinhos de palha, fitas, laços de cabelo, gravatas xadrez, flores e lenços. Sem se esquecer da temática.
Verifique também se a festa irá ter um dress code, avisando aos seus convidados para irem fantasiados ou de acordo com o tema do evento.
8. Prepare pratos típicos:
As comidas típicas podem ser até mais importantes que a decoração, já que são os pratos que definem o clima da festa junina. Por isso, é fundamental que você pesquise e monte um cardápio com as opções mais diversificados, podendo se orientar através de receitas encontradas na internet. Mas o que não pode faltar é:
- Arroz-doce;
- Canjica;
- Pé-de-moleque;
- Pé-de-moça;
- Quentão;
- Cachorro-quente;
- Pipoca;
- Paçoca;
- Bolos;
- Maça do amor;
- Pamonha.
9. Faça lembrancinhas
Lembrancinhas são sempre bem-vindas em qualquer tipo de evento, já que trazem mais personalização e agradam aos convidados de forma geral. Por isso, nossa sugestão é que você ocupe um tempo para planejar essa etapa, comprando cestinhas com doces, estalinhos, língua de sogra, apitos e etc.
10. Faça uma quadrilha
Uma festa junina boa de verdade sempre tem uma quadrilha! Então, aproveite a oportunidade para organizar esse momento tão especial entre seus convidados.
Essa parte deve ser feita com a coreografia já ensaiada. Forme um grupo com seus amigos e dedique um tempo para praticar os passos. A coreografia pode ser simples ou elaborada, conforme a empolgação e o empenho de todos!
Como podemos perceber, montar uma festa junina exige preparo e disposição, porém, seguindo um passo a passo fica mais fácil organizar essa celebração tão amada no país inteiro. O importante é verificar todos os pontos acima e lembrar-se também da etapa mais importante: se divertir!
Além disso, a festa junina é uma ótima oportunidade de ficar em dia com suas habilidades culinárias! Aproveitando essa chance, não se esqueça de conferir as receitas de bolos que não podem faltar na festa junina.