Pé de moça: como fazer? Conheça a melhor receita!

O pé de moça é um doce muito popular nas Festas Juninas, e não por menos: além de reunir um dos ingredientes mais clássicos da festividade — o amendoim —, ele é super prático e econômico de se fazer. E o melhor de tudo é que ele traz uma explosão de sabores numa textura super macia, perfeita para agradar a paladares de todas as idades.

Se você está a procura de um prato delicioso para servir no seu arraiá ou para impulsionar as vendas da sua confeitaria durante o mês de São João, essa é a receita certa para apostar. E hoje, aqui no blog da Colibri, nós vamos te ensinar o passo a passo do preparo do pé de moça e, de quebra, responder a algumas das dúvidas mais comuns sobre o doce. Vem com a gente!

Ingredientes da receita de pé de moça

Saboroso e super prático, o pé de moça não precisa de muitos ingredientes de confeitaria para ficar pronto. A dica aqui é investir em produtos de boa qualidade para valorizar ainda mais o doce, seja o servindo para família e amigos ou aos seus clientes. Anote aí tudo o que você vai precisar:

  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de amendoim torrado, sem pele;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal;
  • 395 g de leite condensado integral;
  • 25 g de manteiga sem sal;
  • Açúcar cristal para polvilhar os doces;
  • Manteiga para untar a assadeira.

Vale ressaltar que, com essa quantidade de ingredientes, a receita pode render de 15 a 20 pedaços do doce, ok? Então, se a sua ideia é fazê-lo em grande escala, recomendamos dobrar, triplicar ou até quadruplicar a dosagem, pois assim todo mundo pode saborear a iguaria à vontade!

Modo de preparo do pé de moça

Com a lista de ingredientes em mãos, agora é hora de pôr a mão na massa e deixar seu São João ainda mais especial com os melhores pés de moça. Veja só como fazê-lo com os 5 passos práticos que a gente preparou:

Passo 1: Reúna os ingredientes e utensílios

O primeiro passo no preparo do pé de moça, assim como de qualquer outra receita, é reunir todos os ingredientes e utensílios essenciais de confeitaria para fazê-lo. Seja na mesa ou bancada de trabalho, organize os componentes do doce, uma panela funda e uma assadeira retangular — nossa dica para agilizar o processo é já untá-la com a manteiga!

Passo 2: Comece com o amendoim caramelizado

Na panela funda que separou, despeje o açúcar cristal, a manteiga e o amendoim, levando tudo ao fogo baixo e mexendo sem parar, seja com uma colher de pau ou uma espátula de silicone. Nessa etapa, é muito importante manter a atenção total ao ponto do caramelo, que deve chegar numa cor castanha e na textura semelhante à da calda do clássico pudim de leite condensado.

Passo 3: Adicione cremosidade com o leite condensado

Assim que o caramelo estiver formado, é hora de adicionar o leite condensado à mistura da panela para formar o pé de moça. Nesse momento, recomendamos seguir mexendo sem para com a colher de pau, já que a espátula de silicone não é rígida o suficiente para misturar a “massa” característica dessa receita, ok?

Para saber que a receita chegou ao ponto certo, pegue um pouco do doce com a colher e vire-a de cabeça para baixo — se ele levar um tempinho para cair, é sinal de que está pronto e você já pode desligar o fogão.

Passo 4: Dê forma ao doce na assadeira untada

Com o pé de moça ainda quente, despeje toda receita na assadeira previamente untada. Espalhe o doce adequadamente por toda superfície com a colher, o moldando para conseguir cortar pedaços iguais quando ele estiver 100% pronto.

Inclusive, essa é uma etapa que vai pedir um pouquinho mais de paciência, já que o caramelo tende a grudar na colher e dificultar a moldagem. Caso fique muito complicado, recomendamos untar o utensílio com manteiga — assim como foi feito na assadeira — para fazê-lo deslizar com mais facilidade pelo doce.

Agora é só deixar a receita de pé de moça descansar por cerca de meia hora, ou até que chegue à temperatura ambiente, para executar a última etapa.

Passo 5: Corte os doces e finalize-os com açúcar

Com o pé de moça na temperatura ambiente, chegou o momento de cortá-lo em quadradinhos, que podem ter o tamanho que você preferir para servi-los. Após cortá-los, passe-os no açúcar cristal para dar um toque crocante e adocicado à receita e pronto: seus convidados ou clientes já podem saborear à vontade essa iguaria junina incrível.

Você também pode gostar de: Quantos docinhos por pessoa na sua festa? A Colibri responde!

Qual a diferença entre pé de moça e de moleque?

Apesar de serem doces à base de amendoim, existe uma diferença importante entre o pé de moça e o pé de moleque: enquanto o primeiro tem a maciez — bem semelhante à do brigadeiro — como característica principal, o segundo é marcado por uma textura bem mais dura, mas ainda super saborosa.

Além disso, o pé-de-moleque possui um aspecto bem mais caramelizado e brilhoso, tanto pela grossa camada de açúcar que possui quanto por não contar com leite condensado e nem passar pelo polvilhamento no final.

Mas, apesar das diferenças, uma coisa é certa: ambas receitas podem ser preparadas no conforto da sua casa e não exigem muito esforço para ficarem incríveis. Seja pela maciez ou pela crocância, vale investir nas duas para se deliciar nessa época de São João.

Posso fazer a receita de pé de moça para vender?

Com certeza! O pé de moça é uma iguaria perfeita para vender, já que rende uma boa quantidade de porções por receita e é preparada com ingredientes de custo relativamente baixo. Inclusive, você pode investir nesse docinho como opção do seu cardápio não apenas em datas festivas, como a Festa Junina, como também o ano todo.

Outra ideia super legal é disponibilizar o doce para encomendas de festas, como aniversários, chás de bebê e até casamentos. Existem diversas formas de confeitar e embalar os quadradinhos para deixá-los ainda mais atrativos e saborosos — basta usar sua imaginação e surpreender os clientes.

Viu só como o pé de moça é uma opção prática, deliciosa e perfeita para qualquer momento? Agora que você sabe o passo a passo dessa receita, é só se aventurar na cozinha e se deliciar com essa iguaria tipicamente brasileira.

Ah, e falando em alimentos típicos do nosso país, que tal dar continuidade à sua jornada de conhecimentos culinários com nosso post sobre bolos que não podem faltar na Festa Junina? Por lá você encontra 6 receitas perfeitas para celebrar esse momento!

Colibri Festas

Colibri Festas

Somos a Colibri Festas, líder no mercado de confeitaria e decorações temáticas. Desde 2015, fornecemos os melhores ingredientes, artigos decorativos, embalagens e materiais diversos para tornar cada momento ainda mais especial. Aqui em nosso blog, você encontra sempre as melhores receitas e dicas de decoração, tendências e empreendimento do nicho. Seja você confeiteiro, decorador ou entusiasta, acompanhe-nos para se tornar referência em inovação e criatividade!

Deixe um comentário