Como fazer manjar turco? Aprenda a receita e dicas!

Quem já assistiu o filme As Crônicas de Nárnia sabe como o manjar turco se tornou a sobremesa mais desejada pelos fãs da trilogia. Assim que Edmundo, personagem principal da história, chega em Nárnia e conhece a feiticeira Branca, o menino é convencido a provar uma das gostosuras oferecidas pela bruxa — e é justamente o manjar turco que ele escolhe.

Talvez seja pela coloração vermelha característica do doce ou a fina camada de açúcar de confeiteiro polvilhado em sua superfície que chamou a atenção, mas um fato é que: o manjar turco não só abrilhanta os olhos como preenche a boca com um sabor mágico desde a primeira mordida. Quer aprender a fazer? Continue a leitura e veja o passo a passo com dicas certeiras para a sobremesa!

Receita de manjar turco: uma sobremesa que te leva direto para Nárnia

A Colibri sabe que você acessou essa receita com água na boca. Então, sem mais delongas: confira já a receita do famoso manjar turco e aprenda como prepará-lo adequadamente para ter uma sobremesa que, além de deliciosa, adoça a sua vida com um toque de nostalgia inesquecível!

Ingredientes

  • 2 xícaras ou 360 g de açúcar;
  • 1 xícara e 1/2 ou 360 ml de água;
  • 1/2 xícara ou 75 g de amido de milho;
  • 1/2 xícara ou 70 g de açúcar de confeiteiro;
  • 1/2 xícara ou 120 ml de suco de laranja coado;
  • 2 colheres de sopa ou 30 ml de xarope de romã.

Confira: 9 materiais essenciais para todo confeiteiro iniciante!

Modo de Preparo

  1. Em uma panela em fogo baixo, adicione 1/2 xícara de água, o açúcar e o suco de laranja. Misture bem até dissolver o açúcar;
  2. Mantenha a mistura em fogo baixo até obter uma textura homogênea. Se sentir os grânulos de açúcar, mexa bem até diluí-lo;
  3. Pegue um refratário e despeje a outra parte da água (1 xícara) e dissolva o amido de milho. Misture bem para não decantar;
  4. Adicione o amido diluído ao preparo e continue mexendo até incorporar bem ao restante da goma;
  5. Assim que a goma ferver, mantenha o fogo baixo e mexa vigorosamente por 15 a 18 minutos;
  6. Desligue o fogo assim que a mistura atingir uma textura de gel, que desgruda da panela;
  7. Adicione o xarope de romã e mexa bem até incorporar e colorir a goma lokum;
  8. Pegue um refratário quadrado e cubra com papel filme ou papel manteiga;
  9. Deixe a goma esfriar em temperatura ambiente por pelo menos 2h ou até o dia seguinte;
  10. Quando a goma estiver solidificada e sequinha, é o momento ideal para cortá-la;
  11. Polvilhe açúcar de confeiteiro em uma tábua de cozinha e desenforme o manjar;
  12. Cubra o lokum com o açúcar de confeiteiro para facilitar o corte;
  13. Com uma faca grande, corte a goma em quadrados de aproximadamente 4×4;
  14. Finalize revestindo os quadradinhos com mais açúcar de confeiteiro;
  15. Transfira o manjar turco para um prato ou bandeja decorativa e sirva!

Rendimento: 25 unidades.

Como fazer manjar turco: 5 dicas certeiras para caprichar no quitute

Com a receita em mãos, o processo de fabricação do manjar turco parece muito mais simples. E apesar de ser, ainda é preciso se atentar a alguns pontos essenciais para que a receita fique muito mais gostosa e próxima da versão servida em As Crônicas de Nárnia. Para caprichar no preparo e surpreender seus convidados, confira 5 dicas certeiras que a Colibri trouxe para você:

Dica 1: atente-se para o ponto perfeito do lokum

Um dos pontos mais importantes de um manjar turco é literalmente o ponto da sobremesa, que deve apresentar um aspecto gelatinoso, não tão sólido como um alcaçuz, nem fluido como uma glaçagem.

Para atingir o ponto ideal do manjar turco, é fundamental se atentar a dois fatores: a temperatura do fogo e o tempo de cozimento do preparo após atingir a fervura. Como comentamos no modo de preparo da receita, depois que a mistura ferver, será necessário mexer muito bem por 15 a 18 minutos — que são, sucessivamente, o tempo mínimo e máximo de fogo.

Dica 2: substitua o xarope por outros corantes e saborizantes

O xarope de romã é um dos ingredientes que fazem do manjar turco uma sobremesa saborosa e bonita. Isso porque o ingrediente não só confere um sabor suave de romã ao doce, mas também cumpre a função de corante, colorindo o manjar turco de vermelho.

Se você não gosta de xarope de romã ou não possui o ingrediente em sua casa, também é possível utilizar a mesma medida de groselha para saborizar e colorir o lokum. Mas, se o seu objetivo for preservar a cor natural do preparo, você pode agregar com 1 colher de chá de água de flor de laranjeira ou água de rosas, tomando cuidado para não deixar o doce com gosto de perfume.

Dica 3: adicione toppings e complementos variados

Para quem já está acostumado com a aparência do manjar turco preparado pela feiticeira Branca em As Crônicas de Nárnia, essa dica pode parecer um tanto inusitada, mas, na verdade, o manjar turco tradicional pode ser preparado de várias formas e com diversos outros ingredientes, como caramelo, nozes, pistache ou chocolate.

Caso você goste de se aventurar na cozinha, é muito válido testar variações do preparo com os toppings e complementos de sua preferência, sejam frutas desidratadas, amendoim ou confeitos. Mas é claro que existem combinações mais tradicionais, previamente testadas e que funcionam muito bem, como amêndoas, pétalas de rosa, pistache, chocolate granulado, caramelo, avelã, amora etc.

Dica 4: teste variações dessa sobremesa turca

Você conhece o provavelmente manjar turco na versão quadradinha com açúcar de confeiteiro polvilhado, não é mesmo? E se a gente te contasse que existem variações da sobremesa feitas em formatos e consistências diferentes?

Pois é! Em outros países também é possível encontrar lokum em formatos diferenciados, como a opção recheada, que lembra bastante o formato de um rocambole doce e as versões em palitos, muito parecidas com o alcaçuz. Se você quer soltar a criatividade na cozinha, vale a pena testar!

Dica 5: dicas de harmonização com o manjar turco

Quer provar algo ainda mais gostoso do que o manjar turco? Então, aproveite que você já preparou a receita e teste combinações com bebidas e acompanhamentos clássicos em nosso dia a dia e que harmonizam perfeitamente com o quitute: cafés tradicionais, chás herbais, sorvetes, bolos e massas folhadas.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de conferir mais posts como esse no blog da Colibri Festas. Aqui você encontra diversos conteúdos que assim como este, contemplam as mais variadas receitas e dicas essenciais para dominar a arte da confeitaria. Aproveite e confira como fazer a melhor receita de brownie de frigideira que você vai provar em sua vida!

Colibri Festas

Colibri Festas

Somos a Colibri Festas, líder no mercado de confeitaria e decorações temáticas. Desde 2015, fornecemos os melhores ingredientes, artigos decorativos, embalagens e materiais diversos para tornar cada momento ainda mais especial. Aqui em nosso blog, você encontra sempre as melhores receitas e dicas de decoração, tendências e empreendimento do nicho. Seja você confeiteiro, decorador ou entusiasta, acompanhe-nos para se tornar referência em inovação e criatividade!

Deixe um comentário