Como fazer fondue de queijo: receita fácil e prática!

O fondue de queijo é uma receita suíça que surpreende a todos com a textura e sabor irresistíveis. Feito à base de uma mistura de queijos derretidos, o preparo segue a mesma lógica do fondue doce, cujos acompanhamentos são mergulhados em um molho de chocolate.

Considerado um clássico da gastronomia, o fondue de queijo é comumente servido no inverno, o que o torna uma ótima opção para servir em ocasiões como um jantar romântico ou como receita para comemorar o Dia dos Namorados.

Quer aprender como preparar um fondue de queijo perfeito que vai deixar na boca um gostinho de quero mais? Então, continue a leitura do post e confira como prepará-lo com a receita e as dicas da Colibri!

Receita de fondue de queijo simples: um prato romântico e intimista

A gente sabe que você começou a leitura deste post com água na boca. Por isso, chega de espera: é hora de colocar a mão na massa para aprender a fazer um fondue de queijo digno de restaurantes que são referência em alta gastronomia. Acompanhe a seguir:

Ingredientes

  • Louro;
  • Tomilho;
  • Noz-moscada;
  • 1/2 cebola sem picar;
  • Pimenta-da-Jamaica;
  • Pimenta-do-reino preta;
  • 50g de queijo parmesão;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 3 copos (600ml) de vinho branco seco;
  • 500g de queijo (250g emmental e 250g gruyère).

Confira: Fotografia gastronômica: dicas para fotografar receitas!

Modo de preparo

  1. Em uma panela pequena, adicione o vinho branco seco, lembrando de manter o fogo sempre baixo;
  2. Na sequência, saborize o vinho com 3 ramos de tomilho, 1 folha de louro, 3 dentes de alho amassados, meia cebola cortada rusticamente, pimenta-da-Jamaica e pimenta-do-reino em grãos. Deixe reduzir;
  3. Enquanto isso, utilize um ralador para ralar os queijos emmental, gruyère e parmesão. Transfira para um refratário;
  4. No mesmo refratário, adicione 1 colher de amido de milho, misturando bem com os queijos. Se preferir, substitua o amido de milho por fécula de batata ou farinha de trigo;
  5. Assim que finalizar, desligue o fogo e peneire a mistura do vinho, separando o destilado dos demais ingredientes utilizados na saborização;
  6. Em outra panela, transfira o vinho peneirado e saborizado, mantendo-o fogo sempre baixo;
  7. Vá acrescentando porções de queijo à mistura aos poucos, mexendo vigorosamente com o auxílio de um fouet;
  8. Assim que o queijo incorporar bem, chegando a um ponto cremoso e levemente elástico, desligue o fogo e reserve;
  9. Finalize acrescentando noz-moscada ralada na superfície do prato. Depois, transfira para um Rechaud para fondue para manter o preparo sempre quente;
  10. Pronto, agora é só servir. Bom apetite!

Como fazer fondue de queijo: 5 dicas para elevar o nível do prato

Mesmo sendo uma receita fácil de preparar, o fondue de queijo é um preparo bem delicado, que requer atenção aos mínimos detalhes tanto para chegar no ponto ideal quanto para harmonizar os sabores de forma equilibrada. Para caprichar no preparo e surpreender seu par em um jantar romântico, confira 5 dicas que a Colibri separou para você:

Dica 1: tenha cuidado na escolha dos queijos

O tipo de queijo utilizado no preparo do fondue é responsável pelo sabor e textura conferidos ao prato. Por padrão, é indicado optar por queijos mais macios e que derretem, como o emmental e o gruyère, que são utilizados nesta receita. Mas também é possível usar outros queijos no preparo, desde que eles possam ser derretidos. Os mais recomendados são:

  • Tilsit;
  • Edam;
  • Comté;
  • Cantal;
  • Estepe;
  • Fortina;
  • Cheddar;
  • Mussarela;
  • Provolone.

Dentre os queijos listados, um ponto interessante é o sabor. A grande maioria possui um sabor mais suave e, em alguns, até adocicado. Por isso, se você deseja conferir um sabor um pouco mais marcante ao preparo, sugerimos a adição de uma porção menor de um queijo com sabor intenso, como o parmesão e gorgonzola — mas lembre-se: as quantidades do ingrediente devem ser reduzidas, pois esses queijos não costumam derreter.

Dica 2: crie uma versão vegana de fondue de queijo

Caso você ou algum de seus convidados seja vegano, também é possível recriar o fondue de queijo em uma versão que não leva nenhum ingrediente de origem animal. Existem diversas formas de fazer um bom fondue de queijo vegano, mas a versão mais saborosa leva mandioquinha salsa, polvilho, castanha-de-caju, vinho, água e especiarias no preparo.

Vale lembrar que, nesta receita, a castanha-de-caju deve ficar de molho na água por pelo menos 10 horas antes de preparar o fondue vegano. Esse processo é necessário, pois irá garantir a hidratação às nozes e eliminar todos os gases nocivos para o processo de digestão.

Dica 3: sirva o fondue em pães ou legumes

Quem já conhece ou está acostumado a comer fondue sabe que o Rechaud é um equipamento que conserva a temperatura ideal do fondue de queijo pelo tempo necessário para o consumo. Além disso, esse utensílio de confeitaria faz parte da apresentação do prato, já característica dos fondues, sejam as opções doces ou as salgadas.

Contudo, existem formas de deixar a receita ainda mais delicada, saborosa e diferenciada, servindo o creme de queijo dentro de pães de fermentação natural ou abóboras como a moranga e o cabotiá, mas, no caso dos vegetais, é recomendado cozinhá-los ou assá-los antecipadamente — o legal de assar as abóboras é que elas agregarão um sabor adocicado ao preparo, tornando-o ainda mais sofisticado.

Dica 4: capriche na escolha dos acompanhamentos

Mesmo que o creme de queijo seja a estrela deste preparo, os acompanhamentos para fondue de queijo também são essenciais para deixá-lo ainda mais complexo e saboroso. Por isso, se você não sabe o que comer com fondue de queijo, nada mais justo do que conferir as sugestões da Colibri para escolhê-los com cuidado, não é mesmo?

De forma geral, você pode combinar o fondue de queijo com o complemento de sua preferência, mas existem opções clássicas que são obrigatórias, como o pão italiano, batata bolinha, linguiça toscana, tomatinho cereja, brócolis, frango grelhado ou empanado, filé mignon, cogumelos, queijo e chocolate — sim, acompanhamentos doces também são permitidos!

Dica 5: harmonize o fondue de queijo com vinho

Se você está pensando em preparar um fondue de queijo para servir em um jantar romântico, harmonizá-lo com vinho é o segredo para criar um clima mais intimista e acolhedor com seu parceiro. O preparo combina bem com vinhos tintos ou brancos, mas você sabe que, quando o assunto é vinho, há uma cartela imensa de opções.

Para te ajudar a não errar na harmonização, sugerimos os vinhos brancos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Riesling. Quanto ao vinho tinto, o Pinot Noir é, sem dúvida, a melhor opção para harmonizar com o fondue de queijo.

Gostou das nossas dicas? Então, continue navegando pelo blog da Colibri Festas para conferir mais conteúdos que, assim como este, trazem dicas que facilitam o preparo de receitas clássicas e deliciosas. Agora que você já sabe como preparar essa versão deliciosa de fondue, que tal aprender a tradicional versão doce deste preparo? Veja essa receita de fondue de chocolate com licor para saborear com seu amor!

Colibri Festas

Colibri Festas

Somos a Colibri Festas, líder no mercado de confeitaria e decorações temáticas. Desde 2015, fornecemos os melhores ingredientes, artigos decorativos, embalagens e materiais diversos para tornar cada momento ainda mais especial. Aqui em nosso blog, você encontra sempre as melhores receitas e dicas de decoração, tendências e empreendimento do nicho. Seja você confeiteiro, decorador ou entusiasta, acompanhe-nos para se tornar referência em inovação e criatividade!

Deixe um comentário