Jantar Romântico: o que precisa ter? Veja dicas!

Uma das formas mais bonitas de demonstrar afeto e cuidado com uma relação amorosa é comemorar o relacionamento com gestos românticos e cheios de carinho. Seja no Dia dos Namorados, no aniversário de namoro ou em uma comemoração despretensiosa, um jantar romântico é uma ótima representação de amor pelo seu par.

Mas, assim como toda comemoração, o jantar romântico é um evento que requer organização para se tornar ainda mais memorável. Se você deseja preparar um jantar para cultivar momentos afetuosos com seu parceiro, está no lugar certo. A Colibri preparou um conteúdo supercompleto para te ajudar a fazer um jantar romântico muito especial: confira dicas de receitas, decoração e mais!

Como fazer um jantar romântico: o que precisa ter?

Organizar um bom jantar romântico é algo que envolve diversos pontos relacionados ao cardápio, a escolha dos drinks, a decoração do evento e inclusive, a playlist que irá agregar a ambientação, deixando o momento ainda mais sofisticado e aconchegante.

Geralmente, o cardápio do jantar envolve preparos de entrada, um prato principal, uma sobremesa especial e as bebidas favoritas do casal. Nesse sentido, existem diversas receitas elegíveis, mas o mais importante é considerar as suas preferências e as do seu par, mesmo que o prato principal seja uma massa mais simples e de sobremesa, um clássico bolo de cenoura.

A decoração está entre um dos pontos mais envolventes de um jantar romântico, pois ela é responsável por deixar o momento mais romântico e especial. Para entender essa ideia de forma prática, a iluminação entra como um ponto forte do jantar e pode ser feita de forma indireta com velas ou abajures — aliás, é importante escolher uma iluminação quente, pois é mais aconchegante e intimista.

Para fechar com chave de ouro, a playlist deve ser escolhida estrategicamente. Você pode tanto optar por estilos musicais que vocês têm em comum como escolher músicas inéditas de gêneros específicos. Para jantares românticos, recomenda-se músicas dos gêneros jazz e bossa-nova, mas a escolha mais prática são as playlists temáticas, que costumam ser disponibilizadas em serviços de streaming de música.

Como preparar um jantar romântico: 3 dicas para receber seu amor

Agora que você já está por dentro do que um jantar romântico precisa para ser um momento inesquecível, que tal conferir as dicas da Colibri Festas para deixar essa comemoração ainda mais especial? Veja a seguir:

1. Receitas para criar o menu do jantar romântico

O cardápio é o ponto forte do jantar romântico, afinal, o momento não poderia ser considerado um jantar romântico se não tiver, de fato algo para comer juntos. É necessário um menu criado especialmente para prestigiar o amor do casal. Confira nossas sugestões que, além de deliciosas, vão gerar fotos gastronômicas incríveis e memoráveis:

Dicas de receitas para servir de entrada do jantar

Escolher um prato para servir de entrada em um jantar é algo bem simples. Geralmente, as entradas são pratos mais práticos, mas isso não significa que elas devem ser despretensiosas — na verdade, elas atuam como uma “carta de apresentação” de um cardápio e devem combinar com a refeição que será servida como prato principal.

É importante considerar que, apesar de especiais, as entradas não devem roubar o posto do prato principal. Por isso, é indicado optar por receitas mais leves, como canapés, bruschettas, patês, croquetes ou tábua de frios.

Sugestões de receitas de jantar para prato principal

Apesar de simples, as massas estão entre os pratos mais populares em jantares românticos. Elas são práticas, saborosas e harmonizam muito bem com diversos tipos de vinho. Mas é claro que existem vários outros pratos que combinam com a ocasião, como:

  • Strogonoff de carne;
  • Escalope de filé mignon;
  • Risoto caprese com manjericão;
  • Fraldinha assada na mostarda;
  • Risoto de cogumelos com nozes;
  • Risoto de queijo brie e alho poró;
  • Macarrão à carbonara com bacon;
  • Nhoque de batata com molho pesto;
  • Macarrão pomodoro com almôndegas;
  • Nhoque de batata com cogumelos e ervas;
  • Camarão gratinado com batata e bechamel;
  • Postas de salmão grelhadas ao molho de ervas;
  • Mignon suíno flambado ao molho de conhaque;

Ideias de sobremesas para jantar romântico

Para fechar o banquete e ainda, finalizar a comemoração com um sabor tão doce quanto o seu amor, nada melhor do que uma sobremesa, não é mesmo? Seja uma sobremesa para o Dia dos Namorados ou para o aniversário do casal, um doce bem escolhido — e bem feito — fecha a comemoração com chave de ouro. Veja algumas opções:

  • Banoffe;
  • Tiramisù;
  • Petit gâteau;
  • Trufa de hortelã;
  • Surpresa de uva;
  • Mousse de maracujá;
  • Brownie com sorvete;
  • Bombom de travessa;
  • Brigadeiro de pistache;
  • Merengue de morango;
  • Pudim de leite condensado;
  • Fondue de chocolate com licor;
  • Cheesecake de frutas vermelhas.

Opções de drinks para jantar romântico

Não há dúvidas de que o vinho é a melhor opção de bebida alcoólica para servir em um jantar romântico, mas, por incrível que pareça, não é todo mundo que gosta de vinho. Nesse caso, recorrer aos drinks alcoólicos é uma ótima alternativa, principalmente porque eles não têm um preparo tão complexo e, de forma geral, é possível incluir destilados, frutas e licores variados na bebida.

Se você não quer se arriscar demais, escolha drinks mais tradicionais ou feitos com frutas, já que eles harmonizam facilmente com qualquer receita. Mas, se o seu objetivo é surpreender, que tal iniciar o jantar com um drink com Nutella? O martini de Nutella, por exemplo, além de saboroso, combina muito com queijos em geral, que podem ser servidos como entrada.

2. Harmonização de vinhos para o jantar

Quando se trata de jantar romântico, o vinho é uma escolha muito comum. Apesar disso, criar uma boa harmonia entre a bebida e o jantar é algo que depende de fatores como: equilíbrio, contraste e complementaridade de sabores. É claro que você pode apenas escolher um vinho que vocês dois gostem, mas a harmonização tem o poder de deixar o jantar muito mais saboroso e memorável.

De forma prática, a criação de uma boa harmonização pode ser feita de forma equilibrada, em que o sabor da refeição se equilibra perfeitamente ao do vinho. Logo, vinhos leves combinam com pratos leves e vinhos encorpados combinam com receitas com sabor mais intenso.

Ainda é possível harmonizar a bebida e o jantar criando contrastes, ou seja, o vinho mais doce ou leve vai muito bem com refeições picantes ou que levam temperos mais intensos, como o zaatar ou o curry.

Caso você deseje beber vinho do início ao final do jantar, também é válido considerar opções para acompanhar a sobremesa. Nesse caso, seguir uma harmonização complementar é fundamental: vinhos frutados combinam com sobremesas frutadas, mas você sempre pode optar por um vinho tinto suave para acompanhar sobremesas de chocolate, como um fondue de chocolate com licor.

3. Decoração para um jantar romântico

Em um jantar romântico existem dois itens decorativos inegociáveis: as velas e as flores. Por isso, se você já escolheu o cardápio completo do jantar e uma bebida para harmonizar, já pode adicionar os dois elementos à lista de compras, pois eles naturalmente carregam uma vibe romântica inigualável.

As velas vão na mesa para criar uma iluminação indireta no ambiente, deixando-o mais aconchegante, intimista e romântico. Já as flores ficam ao seu critério: você pode tanto preparar um buquê para deixar a decoração da mesa mais completa ou espalhar pétalas pelo cômodo, guiando seu par até a mesa de jantar.

Para preparar a mesa do jantar, além dos elementos decorativos, uma mesa posta é uma excelente ideia. Por padrão, as mesas postas devem conter: centro de mesa, sousplat, louças apropriadas para o tipo de decoração escolhida, taças e talheres diversos — que devem ser escolhidos com base na bebida e nos pratos — porta-guardanapos temáticos e guardanapos de pano.

Outro detalhe muito importante em uma mesa posta é a organização dos itens utilizados na refeição, que devem ser dispostos corretamente para que a mesa seja funcional e bonita. Por padrão, o garfo vai à esquerda e a faca à direita, os pratos são dispostos um acima do outro e o guardanapo irá sobrepor as louças, complementando a decoração. Na dúvida, siga o exemplo de organização:

Se o namoro já é uma relação super especial, imagine o casamento que fideliza a união de duas almas que se amam a ponto de compartilhar o dia a dia, sonhos e uma vida inteira lado a lado. Caso você esteja planejando se casar, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre confeitaria para casamento, um conteúdo exclusivo com ideias e dicas de doces deliciosos para a comemoração!

Colibri Festas

Colibri Festas

Somos a Colibri Festas, líder no mercado de confeitaria e decorações temáticas. Desde 2015, fornecemos os melhores ingredientes, artigos decorativos, embalagens e materiais diversos para tornar cada momento ainda mais especial. Aqui em nosso blog, você encontra sempre as melhores receitas e dicas de decoração, tendências e empreendimento do nicho. Seja você confeiteiro, decorador ou entusiasta, acompanhe-nos para se tornar referência em inovação e criatividade!

Deixe um comentário