Uma receita clássica brasileira, a queijadinha tem o formato de um pequeno bolo macio que nos faz ficar com água na boca só de pensarmos no sabor. Mas antes de prepará-la, vamos te explicar o que é a queijadinha, um doce assado que, quando bem cozido, fica dourado na parte externa e cremoso no lado de dentro, composto especialmente por coco e queijo parmesão.
A queijadinha pode ter chegado em nosso país pelos portugueses na época da corrida pelo ouro, em Minas Gerais. O diferencial da receita de Portugal é que é feita com queijo Serra da Estrela, com uma massa bem fina de trigo, ao contrário do que gostamos de fazer no Brasil, que, convenhamos, fica uma verdadeira delícia! Aprenda a fazer a queijadinha com a gente!
1. Combine os ingredientes para garantir sabor e textura
Para esta receita de queijadinha tradicional, precisaremos colocar 100 ml de água, 250 g de coco em um bowl e misturar bem. Em seguida, incluir duas caixas de leite condensado e 50 g de queijo parmesão ralado. Antes de usarmos a colher, precisamos peneirar 4 gemas de ovo e, a partir disso, mexer bem até ficar homogênea.
Sugerimos que você também teste misturar o queijo e o coco primeiro e coloque os demais ingredientes posteriormente. Para conferir um sabor extra, insira o leite de coco. Essa é uma maneira de obter uma textura bem cremosa por dentro e crocante por fora, exatamente do jeito que adoramos quando vamos comer uma deliciosa queijadinha.
2. Saiba como assar a queijadinha no ponto perfeito
Na receita desse doce brasileiro, colocaremos a massa em um refratário acima de uma forma quadrada com água para o banho-maria. Para assar, deixe no forno a 180 °C e tire somente quando a parte de cima estiver bem dourada. Evite abrir frequentemente a porta do forno porque o ar frio pode atrapalhar esse importante processo, combinado?
Se você cozinhar em um forno elétrico, deixe as assadeiras ajustadas apenas para as grelhas inferiores, porque as de cima podem queimar a queijadinha. Enquanto assa, marque no relógio um tempo médio de 40 a 45 minutos e observe pelo vidro da porta a cor que está o seu preparo.
Caso a queijadinha esteja com a superfície dourada, está na hora de desligar e remover o nosso refratário do forno para colocá-lo sobre a mesa e seguirmos ao próximo passo. Precisamos esperar esfriar bem antes de fazer a nossa finalização e colocá-la para gelar no refrigerador.
3. Inove na apresentação e na finalização da queijadinha
Chegou uma das nossas horas favoritas: a apresentação da queijadinha! Aposte nas forminhas coloridas para a decoração e, por cima, insira coco ralado tostado para criar um visual mais sofisticado e profissional. Se preferir, você pode usar ameixas em calda e colocá-las em cima para fazer com que o doce fique mais elegante e saboroso.
![Blog Internas posts 1280x720px (5) Foto de uma queijadinha em cima de uma colher de madeira](https://blog.colibrifestas.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Blog_Internas_posts_1280x720px_5.jpg)
Detalhes como estes deixam o doce mais atraente e causam a sensação de profissionalismo, como a cobertura feita com 1 vidro de leite de coco, um pacotinho de coco ralado e 2 colheres de sopa de açúcar. Misture tudo e deixe ferver bem; quando borbulhar, desligue o fogo e, ainda quente, sirva por cima da sua queijadinha e deixe esfriar.
O capricho na decoração de todas as receitas que fazemos influencia muito o desejo e a intenção das pessoas de quererem comer. É um diferencial que você pode aprimorar conforme aprende a fazer queijadinha com as dicas da Colibri Festas e usando os produtos certos para proporcionar ainda mais sabor e um grande toque de amor.
4. Armazene e sirva sua queijadinha da melhor forma
A queijadinha pode ser armazenada em temperatura ambiente que não seja acima de 25 °C por até 7 dias ou refrigerada por 10 dias. Sugerimos que você não guarde o doce ainda quente na geladeira, pois pode prejudicar a apresentação e fazer o sabor sumir aos poucos.
Em eventos e ocasiões especiais, recomendamos que você sirva a queijadinha acompanhada de sorvete de creme ou baunilha. O sabor do doce é revitalizado, além de ser uma companhia funcional e perfeita, pois um não sobressai o sabor do outro e conseguem harmonizar muito bem.
Saiba que essa é uma sugestão que pode surpreender positivamente os seus convidados e que vai fazê-los comer de novo de tão gostoso que fica. Se você está testando a receita pela primeira vez, comece inovando para mostrar toda a sua técnica e criatividade na confeitaria.
5. Conheça as variações da receita de queijadinha
Conhecemos a queijadinha tradicional, mas você sabia que existem outros tipos de variações que podem ser feitas? A Colibri Festas te mostra para te surpreender com a diversidade de possibilidades que essa prática receita proporciona, confira:
![typical sweet from brazil portugal called queijadinha queijada homemade dessert pastry from bakery traditional confectionery (1) Foto de várias queijadinhas empilhadas](https://blog.colibrifestas.com.br/wp-content/uploads/2024/12/typical-sweet-from-brazil-portugal-called-queijadinha-queijada-homemade-dessert-pastry-from-bakery-traditional-confectionery_1-1024x508.jpg)
- Com leite condensado;
- De colher;
- Com brigadeiro de milho;
- De mandioca;
- Com calda de laranja;
- De milho;
- Feita com queijo tipo minas;
- Com pão amanhecido;
- De liquidificador;
- Brulée;
- Com creme de ricota;
- Com cream cheese.
É possível personalizar a sua receita conforme os gostos dos seus convidados, tornando o doce ainda mais especial devido à versatilidade. Então, você pode preparar com calda de laranja ou optar pela sofisticação francesa, como a opção brulée. As nossas sugestões podem te ajudar a definir a ideal para surpreender a todos que estiverem com você.
Para ter uma pegada bem cremosa, o cream cheese faz parte das nossas sugestões, pois é um ingrediente que não tem um sabor salgado ou doce e o torna ideal para inserir em muitas receitas. Aposte nessa dica e siga a receita inicial para testar e deixar os seus convidados com um gostinho de quero mais após provar o doce.
6. Use os equipamentos corretos para facilitar o preparo
Os equipamentos certos fazem muita diferença na hora de cozinhar e você precisa ter uma batedeira, liquidificador, formas, refratários e espátulas para misturar bem os ingredientes, que também são indispensáveis na hora de cozinhar. Com excelentes recursos à mão, você consegue preparar as receitas com ainda mais tranquilidade e com a certeza de que vão sair tão perfeitas quanto imaginado.
7. Sirva a queijadinha em ocasiões especiais e conquiste seus convidados
Esta é uma receita perfeita para servir em festas, como sobremesas nos almoços ou jantares e também em eventos devido à simplicidade e ao sabor agradável proporcionado, que certamente vai surpreender os seus amigos e familiares. Por isso, esse é o momento de você colocar as mãos na massa e descobrir o porquê do doce ser tão popular e poder ser mais fácil de agradar até mesmo os paladares um pouco mais exigentes.
Há outros tipos de receitas que você também pode fazer para testar, experimentar e servir aos seus convidados. Essa é uma excelente maneira de aprimorar as suas técnicas culinárias na confeitaria ao preparar uma das receitas mais clássicas, simples e amadas pelos brasileiros.
Se desafiar na cozinha, conhecer novas receitas e colocá-las em prática te ajuda a refinar os preparos e deixá-los como você gosta, pois é possível incluir outros tipos de ingredientes para fazer testes e descobrir o que combina ou não.