Harmonizar vinho com chocolate é um desafio, porém, com a harmonização correta, os sabores se completam e fascinam. Em jantares e encontros, é elegante e sofisticado oferecer chocolates acompanhados de um bom vinho, desde que saibamos integrar a doçura e os taninos de ambos.
Uma combinação mal escolhida pode deixar um sabor desagradável e a gordura do chocolate pode ainda impossibilitar a degustação do vinho. Para saber qual vinho combina com chocolate, nós da Colibri preparamos um guia detalhado com tudo o que você precisa saber para se deliciar nessa data especial. Confira!
Vinhos que combinam com diferentes chocolates
Em geral, a regra para saber qual vinho combina com chocolate é que a bebida deve ter um nível de doçura e corpo similar ou complementar ao tipo de chocolate, evitando que a combinação fique desbalanceada. Para cada tipo de chocolate, existem vinhos que evocam harmonia no paladar e no olfato, proporcionando uma experiência agradável em ocasiões especiais.
Cabernet Sauvignon com chocolate amargo (50-70% de cacau)
Uma ótima combinação é esse tipo de chocolate rico em cacau com vinhos tintos de corpo forte, aroma intenso e com taninos complementares, como o Syrah, o Malbec, o Tannat e o Cabernet Sauvignon. Vinhos de sobremesa como Porto, Madeira e Banyuls também combinam bem com chocolates amargos, pois o açúcar residual ajuda a equilibrar a intensidade do chocolate.
Vinhos frutados com o chocolate ao leite
Já a doçura do chocolate ao leite pode ser harmonizada com vinhos tintos leves, frutados e com baixo teor alcoólico, como Gamay, Merlot e Grenache ou com vinhos brancos maduros e com leve toque de carvalho, como Viognier, Chardonnay e Pinot Gris.
Chocolate branco harmonizado com espumante
Uma ótima harmonização com esse chocolate são os vinhos brancos doces ou espumantes moscatel, pois o sabor doce do chocolate branco combina com o sabor doce do vinho. O espumante também é uma escolha incrível para encantar seus convidados quando harmonizados com doces confeitados para casamento!
Chocolates com castanhas ou frutas com vinhos licorosos
Vinhos de colheita tardia, botritizados ou licorosos são ideais para esse tipo de chocolate com notas complexas, pois eles complementam bem os sabores adicionais presentes nos bombons de licor.
O que harmoniza com chocolate?
Outros exemplos de bebidas, além do vinho, do espumante moscatel, do café e da cerveja, são a cachaça, o conhaque e o chá, que combinam bem com chocolates trufados, ao leite e amargos.
A regra geral é combinar o chocolate com bebidas que tenham um nível de doçura, acidez e corpo similar ou complementar. Para aprender, nada melhor do que experimentar e testar diferentes harmonizações!
Qual bebida combina com chocolate?
Além de saber qual vinho combina com chocolate, há várias outras bebidas que podem ser harmonizadas com chocolate de alta qualidade, oferecendo uma experiência sensorial única e uma deliciosa satisfação ao paladar. Se você está se perguntando o que não pode faltar em um jantar romântico, essas opções são alternativas incríveis:
Chocolate branco harmonizado com Moscatel
Vinhos Moscatel são ideais para harmonizar com diferentes tipos de chocolate, especialmente os mais doces como o chocolate branco e ao leite. Para o chocolate branco, vinhos brancos doces ou espumantes Moscatel são recomendados, pois a doçura do chocolate combina bem com bebidas de igual sabor.
Exemplos de vinhos Moscatel que funcionam bem com o chocolate branco, devido ao alto teor de açúcar e gordura presentes nesse tipo de chocolate, incluem: Moscatel de Favaios, Moscatel de Xerez, Moscatel de Setúbal e Moscato d’Asti.
Cerveja Stout com chocolate dark
Cervejas Stout encorpadas e com notas de chocolate e café combinam muito bem com chocolates amargos de alta porcentagem de cacau (70% ou mais).
A cremosidade da cerveja contrasta com o amargor do chocolate. Cervejas do estilo Stout combinam muito bem com chocolates amargos e escuros (50-70% de cacau) e com chocolates que contêm especiarias como pimenta ou sal. A carbonatação da cerveja limpa o palato entre cada mordida, preparando-o para o próximo pedaço de chocolate.
Café ou cappuccino com chocolate
Os cafés expressos são intensos e concentrados, então, combinam bem com chocolates amargos de alta porcentagem de cacau (70% ou mais). O amargor do chocolate escuro equilibra a acidez do expresso, criando uma harmonização por contraste. Experimente combiná-lo com um chocolate amargo intenso que contém especiarias como canela ou pimenta.
Cafés com leite como cappuccino ou flat white combinam perfeitamente com chocolates ao leite. A suavidade do chocolate se harmoniza perfeitamente com a textura aveludada do leite, resultando numa experiência delicada e equilibrada. Cafés da Colômbia são uma boa opção, pois possuem notas naturais de caramelo que realçam o chocolate ao leite. Uma forma de degustar são os drinks com Nutella.
Chocolates brancos combinam bem com cafés de torra clara, que geralmente possuem notas florais e frutadas. O café filtrado é uma ótima opção, pois sua acidez mais suave não compete com a doçura do chocolate branco. Experimente combinar um chocolate branco com lavanda e um café filtrado de torra clara para uma experiência sutil e aromática.
Chocolates meio amargos (50-70% cacau) combinam com cafés de torra média à escura que possuem notas de caramelo e castanhas. O americano é uma boa opção, pois sua força e amargor leve complementam bem o chocolate meio amargo. Chocolates com frutas secas, como uvas-passas, são uma combinação clássica com um café americano.
Qual vinho combina com brigadeiro?
O brigadeiro é uma sobremesa rica em açúcar, então, é um pouco difícil combiná-la com os vinhos mais tradicionais como o Merlot ou o Malbec. Uma boa harmonização são os vinhos de sabor e teor alcoólico fortes que quebram a untuosidade do brigadeiro. Essa sobremesa tão famosa é uma excelente opção entre as sobremesas para o Dia dos Namorados!
As melhores indicações são o vinho do Porto, que possui uma textura robusta e uma ampla diversidade, cada um com sua própria história e personalidade única:
- Ruby: o Ruby, conhecido pela sua intensa cor vermelha e sabor frutado, é como uma explosão de cereja e framboesa no paladar. Após um breve período de envelhecimento em barris de carvalho, ele captura o frescor vibrante das frutas e o equilíbrio suave do carvalho;
- Tawny: o Tawny, com sua tonalidade âmbar avermelhada, é envelhecido em barris de carvalho por até quatro décadas. Durante esse tempo, o contato gradual com o oxigênio suaviza seus taninos, resultando em um vinho elegante e menos encorpado, mas cheio de nuances de nozes e caramelo;
- Vintage: o Vintage é a essência de uma safra excepcional. Feito com uvas colhidas em um único ano, o vinho envelhece em garrafas por décadas. Começa com aromas de frutas escuras e toques florais, evoluindo para sabores ricos de chocolate amargo ao longo do tempo;
- Late Bottled Vintage (LBV): o LBV oferece um sabor suave com notas vívidas de frutas vermelhas e especiarias. Produzido a partir de uma única colheita, é engarrafado logo após um breve período de envelhecimento em barris. Sua cor rubi intensa e textura encorpada capturam a essência do Porto em cada gole.
A forma ideal de consumir é em uma taça pequena, específica para vinhos de sobremesa, alternando entre um brigadeiro e um gole do vinho para degustar a textura e o sabor de ambos.
Qual vinho combina com fondue de chocolate?
O fondue de chocolate é geralmente feito com um chocolate doce, que contém bastante leite em sua composição, portanto, combina muito bem com vinhos fortificados e doces, como Porto, Madeira e vinhos de sobremesa, ou espumantes demi-sec, pois o perlage limpa o palato.
Em geral, a regra é combinar o fondue com vinhos que tenham um nível de doçura, acidez e corpo similar ou complementar aos ingredientes utilizados. Evite combinações desbalanceadas.
Pode tomar vinho e comer chocolate?
Segundo um artigo da revista Exame, a combinação de vinho e chocolate pode realmente fazer maravilhas pela renovação e rejuvenescimento das células, de acordo com pesquisadores. Isso se deve ao resveratrol, um antioxidante poderoso encontrado tanto no vinho tinto quanto no chocolate amargo.
O resveratrol, que é um tipo de polifenol encontrado principalmente na casca e nas sementes de uvas usadas na fabricação do vinho tinto, tem mostrado um grande potencial para promover a saúde celular.
Eva Latorre, uma das cientistas envolvidas, ficou maravilhada ao ver células antes inativas se transformarem em células que pareciam mais jovens e mais saudáveis devido ao antioxidante presente na combinação do vinho com o chocolate amargo.
Ela repetiu os experimentos várias vezes e os resultados foram sempre os mesmos: as células rejuvenesceram de maneira impressionante. Ou seja: sabor e saúde andam de mãos dadas nessa deliciosa combinação. Entretanto, isso é válido para chocolates de qualidade, com altas porcentagens de cacau e pouco açúcar, como os chocolates importados europeus ou artesanais.
Chocolates populares brasileiros contém muito açúcar, muita gordura e pouco cacau, podendo ser prejudiciais à saúde: seu consumo excessivo pode levar à diabetes ou à obesidade e tornam a degustação com vinhos um pouco difícil.
Agora que você já sabe qual vinho combina com chocolate, seu momento de degustação será recheado de sofisticação, com notas de elegância e um toque de romantismo. Aproveite para ler o nosso post sobre os melhores doces de pistache e garanta uma sobremesa sensacional para o seu jantar!