Quem nasceu no Brasil com certeza já saboreou, pelo menos uma vez, a delícia que é a mousse de maracujá. Seja como sobremesa após o almoço de domingo ou como docinho para convidados de festas, essa iguaria tropical conquista gente de todas as idades com sua cremosidade e sabor equilibrado.
Toda essa popularidade também costuma trazer em mente — com certa frequência, diga-se de passagem! — a dúvida de como fazer esse doce para saboreá-lo quando quiser ou até mesmo para vendê-lo como item de confeitaria.
Tem essa questão permeando seus pensamentos? Então este post foi feito por nós, do blog Colibri, para você. Continue a leitura para aprender a melhor receita de mousse de maracujá em um passo a passo simplificado + dicas de como confeitá-lo e vendê-lo!
Ingredientes da mousse de maracujá
Uma das melhores partes da receita da mousse de maracujá é que ela exige pouquíssimos ingredientes para ficar perfeita, e todos eles são super fáceis de encontrar por aí. Anote a lista para prepará-lo:
- 395 g de leite condensado;
- 200 g de creme de leite, sem soro;
- 350 ml de polpa fresca de maracujá — caso não goste das sementes, basta coá-la;
- OPCIONAL: 1 colher (sopa) de xarope de maracujá para intensificar o sabor.
Com esses componentes o creme já consegue atingir uma consistência perfeita, mas se você quiser adicionar uma dose extra de densidade à receita, basta diluir 1 colher (sopa) de gelatina em pó em 50 ml de água morna e unir aos outros componentes, ok?
Passo a passo da receita de mousse de maracujá
O preparo da mousse de maracujá é tão simples quanto os ingredientes que a compõem, tanto nos passos que devem ser seguidos para fazê-la quanto no tempo levado. Com todos os componentes da receita em mãos, é só seguir o processo abaixo:
- Reúna todos os ingredientes em um liquidificador;
- Bata na velocidade máxima até que vire um creme homogêneo;
- Despeje a mousse na travessa onde a sobremesa será servida e leve-a à geladeira por cerca de 30 minutos;
- Retire da geladeira e cubra-a com a calda de sua preferência;
- Retorne a mousse à geladeira e deixe-a gelar por mais 3-4 horas;
- Retire do refrigerador e sirva.
Confeitos para mousse de maracujá
Quando pensamos em confeitos para mousse de maracujá, ou de qualquer outro sabor, é difícil pensarmos em opções que não se choquem com a textura cremosa da sobremesa, não é? Mas a verdade é que existem alguns caminhos que finalizam o prato do jeito perfeito, seja complementando sua suavidade ou sendo opostos a ela.
Anote aí as 3 alternativas práticas que separamos para você se inspirar:
1. Calda simples de polpa de maracujá
A calda simples de polpa é o confeito mais tradicional para a mousse de maracujá, pois a complementa com a acidez perfeita e leva pouquíssimo tempo para ficar pronta. Para fazê-la, você só precisa despejar 1/4 de xícara de polpa fresca da fruta sobre a mousse, após os primeiros 30 minutos de refrigeração, e esperar que a sobremesa chegue ao ponto certo.
O mais legal dessa opção é que ela também serve como cobertura para diversos outros doces da fruta, como na receita de cheesecake, pois seu sabor cítrico equilibra o açúcar e deixa tudo mais saboroso. E assim como no preparo do creme, aqui você também pode coar a polpa, caso não goste das sementes.
2. Calda de maracujá com açúcar
Quer algo mais elaborado para finalizar sua mousse de maracujá? Também é possível cobri-la com uma calda feita no fogo, seguindo os passos abaixo:
- Despeje 1 xícara de polpa fresca ou de suco concentrado de maracujá em uma panela;
- Adicione 1/2 xícara de açúcar cristal;
- Leve ao fogo baixo e mexa sem parar, até levantar fervura;
- Desligue o fogo e deixe a calda esfriar até a temperatura ambiente;
- Despeje-a sobre a mousse e devolva a sobremesa à geladeira para chegar ao ponto desejado.
3. Confeito crocante com bombons
Você é fã de chocolates e quer dar um toque de cacau à sua mousse de maracujá? Uma forma legal de fazer isso e criar uma harmonia por contraste é adicionando pedaços ou raspas dos seus bombons preferidos sobre o creme — existem até mesmo opções recheadas com o sabor da fruta que complementam muito bem o prato!
O interessante dessa opção de confeito é que, além do choque de sabores entre o cítrico e o amargo, os pedaços de chocolate trazem uma crocância incrível que deixa o prato ainda melhor. Ah, e você pode adicioná-los sobre o creme da mesma forma que as caldas, retornando o doce ao refrigerador até que fique 100% pronto.
Ideias para servir mousse de maracujá na confeitaria
Se você é empreendedor do ramo de confeitaria e está pensando em incluir a mousse de maracujá no cardápio do seu comércio, separamos algumas ideias super legais que vão fazer esse clássico ser seu verdadeiro sucesso, olha só:
- Sirva-a no copinho, em seu estabelecimento mesmo, como opção para o café da tarde;
- Abra encomendas para vendê-la em versões mini, como docinho de festas;
- Use-a em doces sazonais para impulsionar as vendas, como recheio de ovos de Páscoa de colher ou trufados, por exemplo.
Viu só como é fácil aproveitar toda versatilidade e sabor da receita de mousse de maracujá? Agora é só seguir o nosso passo a passo e desfrutar dessa delícia em casa com a família ou na sua confeitaria. Ah, e se quiser expandir ainda mais seu portfólio de doces, aproveite a visita ao nosso blog para aprender a fazer o melhor brigadeiro de pistache!