O chantilly com leite ninho ganhou muito destaque em receitas recentemente por ser uma alternativa com durabilidade e resistência às temperaturas maior do que o chantilly tradicional. Com a tendência dos açaís e dos docinhos com leite em pó na composição, o chantininho se tornou ingrediente-chave nas cozinhas e nas confeitarias de todo o Brasil.
Feito com ingredientes simples, o chantininho tem uma textura incrivelmente macia e uma firmeza que o torna ideal para decorar bolos e cupcakes. Confeitar com chantilly normal fica muito bonito, mas o chantininho traz ainda mais estabilidade para o creme.
Vem com a gente aprender o passo a passo dessa receita que vai transformar seus confeitos e encantar seus convidados. E mais: o chantininho é delicioso até para comer de colher, confira!
Ingredientes necessários para o chantininho
A Colibri entende sua ansiedade para experimentar algo novo e delicioso! Sem mais delongas, vamos aprender a receita do incrível chantininho. Prepare-se para descobrir como criar esse creme encantador que não só vai adoçar seu dia, mas também transformar suas sobremesas em obras de arte açucaradas!
Para preparar a receita do chantininho, você vai precisar dos seguintes ingredientes e utensílios:
- 1 litro de bate chantilly;
- 1 lata de leite condensado gelado;
- 1 xícara e meia de leite ninho;
- 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor (opcional);
- Batedeira;
- Colher;
Passo a passo para preparar
Depois de separar os utensílios e os ingredientes necessários, é hora de começar os preparos!
1. Deixe o chantilly bem gelado
Na hora de escolher os ingredientes, o ideal é escolher um chantilly profissional para confeitos que deixa a receita ainda mais firme e saborosa. Para fazer a receita, é necessário que ele esteja bem gelado. Algumas marcas sugerem deixar na geladeira por 12 horas, outras, por 1 hora antes de dar início a receita — confira as indicações da embalagem.
Uma dica é levar o chantilly ao freezer por aproximadamente 40 minutos para que ele tome uma consistência firme e esteja adequado ao preparo.
2. Utilize a gelatina para estabilidade
Enquanto o chantilly gela, dissolva a gelatina com uma colher de água morna e reserve. Ela tem o papel de deixar o chantininho ainda mais estável e firme, resistente ao calor. É interessante utilizar o ingrediente para confeitar bolos ou sobremesas que serão servidos em ambientes abertos e quentes ou para confeitos bem detalhados e delicados.
3. Bata o chantilly na batedeira
Na hora de bater o chantilly na batedeira, use a potência média e observe a textura do creme, deve estar acumulado pelos cantos da tigela, formando um buraco ao centro. A textura é bem firminha e aerada.
4. Acrescente o leite em pó
Já o leite em pó ideal é o Ninho Instantâneo, que tem uma textura aveludada e cremosa, mas caso exista outra marca de sua preferência, também pode ser utilizada. Acrescente o leite Ninho com uma colher aos poucos e continue batendo até formar picos leves.
5. Adicione a gelatina
Esse é o momento de acrescentar a gelatina. Deixe a batedeira em potência baixa, acrescente a gelatina aos poucos com uma colher e continue batendo o creme do chantininho.
6. Forme picos firmes
Continue batendo o creme, agora em potência mínima, e observe a textura. Faça o teste dos picos firmes: pegue uma colher de sopa de chantininho e vire para baixo. Caso o creme caia, continue a bater. Se ficar firme na colher e não cair, é hora de retirar: está no ponto.
7. Confeite conforme sua preferência
Para confeitar sobremesas, o ideal é usar um saco e bico de confeiteiro, um dos utensílios que não podem faltar para confeitaria. Para montar o saco, faça um corte pequeno na ponta para que o bico fique firme ali. Ele deve ser bem pequeno para que o bico não passe por ele e o saco fique inutilizável.
Dobre as bordas do plástico para ter firmeza e coloque o chantininho dentro com uma colher. Feche o saco de confeiteiro e aperte para que ele preencha todo o espaço, sem sobrar ar. Agora é só confeitar!
Dica extra: saco de confeitar caseiro!
Caso você não possua itens de confeitaria em casa, uma dica é cortar a pontinha do fundo de um saco de açúcar para simular um saco de confeiteiro, utilizando-o como o bico. Encha o saco de chantininho com uma colher, tenha o cuidado de retirar o excesso de ar do saco e confeite suas sobremesas!
Os confeitos utilizando o saco de açúcar podem não ficar tão complexos e bonitos quanto o saco de confeiteiro profissional, porém é um quebra galho quando estamos em casa.
Agora que você já sabe fazer essa receita deliciosa para confeitar ou rechear suas sobremesas, que tal aprender como fazer manjar turco e deliciar ainda mais convidados ou clientes?
Bom apetite e boa leitura!