Com origem portuguesa, o pudim é um preparo que se tornou clássico no Brasil. Hoje em dia, a receita faz parte do cardápio de almoço de domingo da maior parte das famílias brasileiras, justamente por levar poucos ingredientes em seu preparo e ser muito fácil de fazer.
Mas isso não significa que o preparar não demanda atenção! Na verdade, é muito difícil acertar no pudim — ou melhor, acertar na consistência de pudim que você mais gosta.
Para não errar na hora de preparar a sobremesa, continue a leitura do post e aproveite as nossas dicas e modo de preparo descomplicado para garantir um pudim de respeito para servir depois do almoço. Confira!
Como fazer pudim de leite condensado: 5 dicas para o pudim perfeito
O pudim é uma receita que divide águas entre os apreciadores dessa sobremesa. Isso porque existem pessoas que preferem quando a textura fica lisa e outras que fazem questão de um com textura aerada — também conhecido como pudim “furadinho”.
Pelo lado positivo, é possível agradar os dois públicos com a aplicação de técnicas culinárias específicas para criar ambas as texturas. Mas um bom pudim não depende só disso, afinal, é possível aplicar diversas outras técnicas para deixar a sobremesa ainda mais saborosa e, o melhor, chegar no ponto ideal, que agrada a todos os públicos.
Quer saber como? Então, confira 5 dicas da Colibri que vão deixar o seu pudim perfeito!
Dica 1: para textura lisinha, bata a mistura com o fuê
Um dos responsáveis pela textura do pudim é a intensidade que a mistura é batida. No caso do pudim com textura lisinha, esse processo deve ser feito delicadamente para que não acumule tanto ar na mistura.
Por isso, se você deseja deixar seu pudim lisinho, a melhor estratégia é batê-lo com um fuê — uma das ferramentas que não podem faltar na confeitaria. Assim, é possível controlar a intensidade à mão, evitando que as bolhas se formem. Outro fator que influencia na textura é a temperatura de forno do pudim, que deve ser mais elevada — aproximadamente 200 ºC.
Dica 2: para textura aerada, bata os ingredientes no liquidificador
A textura aerada, por outro lado, depende de uma intensidade maior na hora de misturar os ingredientes. Nesse caso, é indicado bater o pudim no liquidificador ou na batedeira, eletrodomésticos potentes e que garantem a presença de ar na mistura.
Mas, assim como o pudim lisinho depende de uma temperatura mais alta durante o preparo, a versão aerada precisa ser feita em uma temperatura um pouco mais baixa. Assim, os ovos presentes na massa acabam coalhando e, então, conferindo aquela textura furadinha que tantos amam!
Dica 3: adicione fava de baunilha ou rum para elevar o sabor do pudim
No Brasil, a base do pudim costuma ser feita apenas com ovos, leite e leite condensado — salvo as versões que levam creme de leite e amido de milho, que também contribuem para obter uma textura mais lisinha. Agora, no exterior, o pudim costuma ser feito com outros ingredientes que conferem um sabor mais diferenciado. Dentre eles, os mais populares são a fava de baunilha e o rum.
A melhor parte é que agregar esses ingredientes à sua receita de pudim é muito simples! No caso do rum, primeiramente, você deve adicioná-los em partes e bater alternadamente, ou seja, entre os ingredientes, seguindo a sequência: primeiro os ovos, depois o leite condensado, o leite e, então, o rum.
Já a fava pode ser adicionada ao preparo com muito mais praticidade: basta abri-la, remover as sementes e fazer uma infusão em uma mistura de leite e leite condensado. Deixe os ingredientes agindo por pelo menos 30 minutos e, depois, continue o preparo do pudim normalmente.
Dica 4: cuidado com a calda para não queimar!
Um dos pontos de destaque de um pudim é aquela calda caramelizada d-e-l-i-c-i-o-s-a que, apesar de ser fácil de preparar, também é muito fácil de errar. Se isso acontecer, as chances de destruir o pudim são muito altas — ninguém gosta de comer pudim com a calda queimada, não é mesmo?
Para evitar que isso aconteça, o preparo da calda deve ser feito com muito cuidado, afinal, é preciso considerar que, depois de caramelizada, ela ainda irá para o forno e continuará cozinhando. Por isso, na hora de derreter e caramelizar o açúcar, lembre-se de deixar o fogo baixo e dissolver os grumos de açúcar até que a calda fique lisa e com um tom dourado.
Dica 5: não se esqueça de assar o pudim em banho-maria
O banho-maria é uma etapa essencial no cozimento de um pudim, que deve ser feito de forma lenta e uniforme. Assim, é possível evitar que o pudim ferva durante o processo de cozimento.
Mesmo que dê para fazer o pudim sem banho-maria, a consistência dessa versão não chegará aos pés da versão de cozimento tradicional. Logo, a margem de erro é muito maior.
Receita de pudim de leite condensado: pudim com furinho e sem furinhos
Para agradar a todos os gostos, a Colibri trouxe não apenas uma, mas duas versões de pudim de leite condensado: uma opção com furinhos e outra sem! Veja como prepará-los a seguir.
Receita de pudim com furinhos: textura aerada impecável
Geralmente, quem gosta do pudim aerado prefere quando a sobremesa apresenta uma textura mais gelatinosa, muito semelhante às dos flans e cheesecakes. Para prepará-lo, confira a lista de ingredientes e o modo de preparo listados abaixo!
Lista de ingredientes
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de leite (medida do leite condensado);
- 6 colheres de (sopa) de açúcar;
- 1/2 xícara de água;
- 3 ovos.
Modo de preparo
- Primeiro, pegue uma forma para pudim com cerca de 20 centímetros, despeje as 6 colheres de sopa de açúcar, acrescente água e misture;
- Depois, aqueça a mistura em fogo médio por aproximadamente 3 minutos ou até que o açúcar caramelize. Aqui, vale dar uma atenção extra para o tom a calda caramelada, que não pode ficar muito escura para não queimar durante a etapa do forno;
- Assim que a calda estiver caramelizada, vista um par de luvas térmicas, pegue nas laterais da forma e, com muito cuidado, vá girando o recipiente, espalhando a calda pelas laterais. Reserve;
- Em um liquidificador, despeje a lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 3 ovos e bata bem até obter uma mistura uniforme e aerada — que é o principal indicador de que o seu pudim ficará com furinhos;
- A partir daí, despeje a mistura na forma com calda caramelizada e leve para o forno a 180 ºC por cerca de 1h30. Ah, não se esqueça do banho-maria;
- Após o tempo de forno, retire o pudim do forno e o deixe esfriar. Na sequência, leve o preparo para a geladeira;
- Após 2 horas na geladeira, desenforme o pudim e o sirva imediatamente!
Confira: Receitas incríveis para surpreender no Dia das Mães!
Receita de pudim sem furinhos: textura lisinha e delicada
Para aqueles que preferem uma consistência mais firme e densa, o pudim lisinho é a pedida. Ao contrário do pudim aerado, a versão lisinha demanda mais cuidado. Por isso, não deixe de incluir o amido de milho e o creme de leite. Veja como prepará-lo:
Lista de ingredientes
- 2 latas de leite condensado;
- 1 caixinha de creme de leite;
- 1 colher (sopa) de amido de milho;
- 2 latas de leite (medida do leite condensado);
- 1 xícara de chá de açúcar;
- 1/2 xícara de água;
- 3 ovos.
Modo de preparo
- Primeiro, bata o leite condensado, o leite, o creme de leite, os ovos e o amido de milho delicadamente com o auxílio de fuê até obter uma mistura homogênea e, depois, reserve;
- Deixe a mistura do pudim descansar para que a espuma suba, como num processo de decantação. A partir daí, você poderá retirar a parte aerada para evitar que o pudim fique com ar;
- Enquanto isso, pegue a forma de pudim com furo no meio, despeje a mistura de água e açúcar e leve para o fogão em fogo baixo. É normal formar pelotas na calda, por isso, continue mexendo bem a mistura para não queimar;
- Logo em seguida, proteja as mãos com um par de luvas térmicas ou com um pano de prato e gire a forma do pudim, revestindo seu interior com a calda. Reserve;
- Pegue, novamente, a mistura para o pudim e remova a espuma na superfície com delicadeza. Depois, despeje a combinação na forma com calda caramelizada e leve para o forno em banho-maria a 200 ºC por cerca de 2 horas;
- Assim que estiver pronto, aguarde resfriar e leve para a geladeira por mais 2 horas;
- Pronto, agora é desenformar e servir. Bom apetite!
Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de conferir mais posts como esse no blog da Colibri Festas. Aqui você encontra diversos conteúdos como este, que contemplam as mais variadas receitas e dicas essenciais para dominar a arte da culinária. Aproveite e confira como fazer a melhor receita de mousse de maracujá que você vai provar em sua vida!